19 jul 2019

ASSERJ apoia a Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas (ABFC)

A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) é a mais nova apoiadora institucional da Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas (ABFC). A ASSERJ firmou compromisso para fomentar o projeto em busca de patrocinadores. A ABFC é uma ONG cuja finalidade é a gestão e o fomento do Power Soccer no Brasil, modalidade paradesportiva criada na França e no Canadá, no final dos anos 70, praticada com cadeiras de rodas motorizadas. É a única modalidade que permite a inclusão de crianças a partir dos seis anos e sem limite de idade ou gênero, com deficiência motora severa, como tetraplegia, paralisia cerebral, distrofia muscular, entre outros.

A ABFC tem atualmente um projeto aprovado com incentivo fiscal via ICMS e precisa de apoio para participação na Americas Cup de Futebol em Cadeira de Rodas, que acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto. Já nos dias 9 e 10 de agosto será realizada a APFC Champions, ambas no Velódromo do Rio de Janeiro.

História do futebol de cadeira de rodas no Brasil

O Futebol em Cadeira de Rodas motorizada é uma modalidade paradesportiva, conhecida no mundo como Powerchair Football. É um esporte de equipe, para pessoas de qualquer sexo ou idade que usam cadeira de rodas motorizada para sua locomoção diária. No Brasil, em meados de 2010, um grupo de amigos, no Rio de Janeiro, se reuniu no intuito de obter as informações necessárias para desenvolver a modalidade no país. Após diversas reuniões e busca de informações, no dia 16 de janeiro de 2011, nasceu a Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas – ABFC, que cinco meses depois foi reconhecida pela FIPFA, tornando-se o 1º Membro Sul-americano a desenvolver a modalidade.

A SELEÇÃO BRASILEIRA

A primeira convocação da seleção brasileira de Power Soccer aconteceu em março de 2014. Durante três dias 12 atletas pré-convocados e comissão técnica ficaram concentrados na ANDEF, em Niterói, município do RJ. Foram três dias de palestras e treinos que ajudaram a definir os oito atletas que representaram a seleção brasileira, no I Mundialito de Power Soccer.

Saiba mais sobre a ABFC e abrace você também essa causa!

Youtube

https://www.youtube.com/user/ABFCPowerSoccer

Instagram

https://instagram.com/abfcfutebolemcadeiraderodas?utm_source=ig_profile_share&igshid=1cmtj5bq7d8pg

Facebook

https://www.facebook.com/abfc.brasil/

Twitter

https://twitter.com/ABFCBRASIL?s=08

Deixe uma resposta