Sobe para 4,5% expectativa dos supermercados nas vendas da Páscoa
Aproximação da Páscoa faz com que supermercados aumentem as expectativas para a Semana Santa
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, o cenário para as vendas da Páscoa nesse ano é de grande expectativa positiva, principalmente pela soma de muitos fatores.
O estudo do IBGE apresenta que as políticas públicas de recuperação de crédito da população, como o Desenrola Brasil, poderão dar uma nova perspectiva para o varejo alimentar. O crescimento deverá figurar na casa dos 4,5% em comparação ao mesmo período de 2023.
Entretanto, se a expectativa pelas vendas está alta, o preço médio do chocolate, que vem se diversificando entre os tradicionais ovos de Páscoa e as barras, aumentou cerca de 3,8% em relação as datas desse feriado em 2023.
O IBGE ainda aponta um fechamento positivo na questão dos empregos. Segundo o levantamento, 2023 foi o ano com a menor taxa de desemprego desde 2014. Para 2024, o varejo espera contratar cerca de 41 mil empregos temporários voltados para a Páscoa, e a expectativa é que 25% dessas vagas se tornem efetivas.
“A injeção de crédito e a melhoria no poder de compra da população são os principais combustíveis para as vendas da Páscoa. Os supermercados estão ansiosos para conseguirem fechar os números positivos dessas datas”, explicou Fábio Queiroz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo um levantamento feito pela consultoria de economia, Future Tank, a pedido da Asserj, a receita real do setor supermercadista fechou com um acréscimo de 5,4% em 2023, o que se somou a um acumulado de 5,5%.
Para o estudo, a queda da taxa Selic, a quarta consecutiva, e somada a expectativa de novos cortes para os próximos meses visam estimular o consumo, o que é tratado como vital para os supermercados do Rio de Janeiro nas vendas da Semana Santa e da Páscoa.
Categorias
Últimos Posts
- Crianças influenciam compras no varejo? Confira pesquisa
- Destaque-se com FLV e saia na frente com os cursos da Escola ASSERJ
- Supermercados do Rio de Janeiro fecham com mais um mês positivo nas vendas; veja
- Cencosud lança campanha nacional de retail media
- Guia para o sucesso com Genival Beserra. Saiba como foi o evento que reuniu grandes nomes do varejo