
MULTIMARKT APOSTA EM REALIDADE AUMENTADA NOS ENCARTES
Supermercados utilizam a tecnologia favorecendo inovações para o consumidor e indústria
No filme britânico Harry Potter uma cena chamou atenção de André Portes, Diretor Geral do Multimarket. “Quando os personagens de Harry Potter liam os jornais se mexiam, e as matérias ficavam em movimento. Acredito que em um futuro próximo também será assim”. A partir desse insight, o diretor da rede conversou com sua agência de publicidade, que logo sugeriu que implementassem a realidade aumentada em seus encartes, trazendo mais dinamismo e informações extras para os consumidores.
André Portes conta que no inicio a nova tecnologia se voltou exclusivamente para fornecedores parceiros. “Conversamos com nossos fornecedores e sugerimos um filme para veicularem em nosso encarte. Por exemplo, a AMBEV teve a campanha da água AMA com a realidade aumentada no encarte”. Para visualizar os vídeos o consumidor precisa baixar em seu smartphone o aplicativo ‘Realidade Aumentada Brasil’, gratuitamente, e apontar a tela do celular para a página sinalizada no encarte.
Ao longo do encarte do Multimarket outras surpresas com realidade aumentada podem ser encontradas pelo consumidor. “Além do vídeo da água AMA, colocamos as Multiofertas secretas, e a campanha da Parmalat com os mamíferos”, conta André.
“As ideias e possibilidades são ilimitadas. Queremos sempre trazer novidades para os clientes, interação com Quiz, vídeos institucionais de fornecedores. Estamos negociando com o parque aquático Rio Water Planet. Em uma ação que fizemos com eles levamos 5 mil clientes ao parque em um final de semana”, diz André.
Uma rede pioneira em implementar a realidade aumentada em seus encartes foi o Zona Sul, através de QR Code, onde o cliente aponta o celular e tem informações extras sobre um produto ou assunto. Uma ação com a AMBEV, por exemplo, trazia os horários dos blocos de carnaval.
“A ideia do encarte é criar um produto onde a pessoa queira levá-lo para casa porque tem informações importantes. Não são só os preços. Aliar tecnologia a isso só tem a somar. Tenho procurado estimular o pessoal de criação, sou movido a novidades para atrair os consumidores de forma variada. O consumidor está cada vez mais exigente e percebe outros atributos em sua marca. As pessoas na loja gostam, os colaboradores explicam aos clientes. A ideia é aprimorar, queremos explorar mais. Podemos passar mensagens sobre a confiabilidade da empresa”, ressalta André Portes.
E você, gosta de novidades como essas nos encares? O que te chama mais atenção?
Deixe nos comentários!