Saiba os números de furtos internos nos supermercados

Dados compilados no Smart Market da Abras 2024 dão conta do tamanho do dano causado pelos furtos internos nas redes de supermercados
A Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) divulgou em seu site oficial um número interessante sobre o elevado índice de perdas causadas pelos furtos internos dentro dos supermercados. Segundo a 6ª Pesquisa de Perdas do Varejo Brasileiro, elaborada pela Abrappe, em 2022 os furtos totalizaram cerca de 26,2% das perdas (16,6 de furtos externos e 9,6 de furtos internos).
Esse elevado número fica abaixo apenas dos erros operacionais, que concentram 28,7%. De acordo com o último estudo de eficiência operacional do Smart Market da Abras 2024, feito pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os furtos internos apresentaram um índice de oportunidade de eficiência operacional de 23% (17%, em 2023). No panorama geral, o índice de eficiência no varejo alimentar apresentou queda de 98,21% em 2023 para 98,13% em 2023.
Na análise dos números apresentados pela Abrappe, alguns itens “surgiram como favoritos a furtos pelo valor agregado e facilidade de venda no mercado paralelo: café, azeite, shampoo, condicionadores, chocolate, cerveja, refrigerante, bebidas destiladas, tabaco e carnes nobres”, afirmou Emerson Freitas, conselheiro da Abrappe.
Segundo o especialista em Prevenção de Perdas, esses produtos podem ser facilmente escondidos em bolsas, mochilas e bolsos, dificultando o monitoramente por parte do time de prevenção de perdas. Além disso, segundo a pesquisa, outras forma de mapear os furtos internos puderam ser identificadas como: violação de embalagens (o funcionário pode retirar ou substituir o conteúdo de embalagens), contagem incorreta (colaborador pode entregar um número inferior do que foi registrado), peso adulterado (na pesagem, o funcionário pode alterar o peso da mercadoria) e empilhamento falso (entregador monta uma camada de produtos a menos do que foi contratado).
Segundo Emerson Freitas, uma das formas mais eficientes de ter sucesso na Prevenção de Perdas são medidas básicas. “Normalmente o confinamento, ou seja, estanterias ou armários de exposição com controle de acessos, sistemas eletrônicos de proteção e uma exposição mais comedida”, pontua. Um outro caminho interessante é usar a tecnologia como aliada direta nessa luta. “Também é preciso sempre investir em agentes de prevenção bem treinados e instruídos, manter os times de lojas aculturados à gestão de riscos e prevenção e promover campanhas de engajamento e reconhecimento”, completa.