Rotulagem de fracionados: saiba tudo o que rolou na reunião do Conselho de Alimento Seguro da ASSERJ

Muitas dúvidas foram sanadas e experiências compartilhadas na segunda reunião do Conselho
Conduzida pelo consultor Flávio Graça, a reunião do Conselho de Alimento Seguro da ASSERJ contou com a participação de gestoras das maiores redes supermercadistas fluminenses, como Adonai, Armazém do Grão, Grupo Carone, Grupo Pão de Açúcar (GPA), Guanabara, Hortifruti, Mundial, Prezunic, Redeconomia, Supermarket e Zona Sul.
Na abertura, Flávio apresentou as soluções da Associação para contribuir com a segurança alimentar como o portfólio de cursos da Escola ASSERJ, as visitas técnicas preventivas e a articulação com órgãos fiscalizadores. “É importante que vocês, líderes, estimulem os colaboradores a participarem dos cursos gratuitos. A rotatividade é alta no nosso setor, o que exige treinamento contínuo”, afirmou.
O assunto mais discutido, sem dúvida, foi a questão da rotulagem dos alimentos fracionados de acordo com as normas da IVISA. Ao responder à Mariana Tonucci, do GPA, o consultor disse que “o processo de adequação da rotulagem é uma dificuldade porque o sistema ainda é manual e físico”. Mariana Tonucci confessou que chega a pesquisar na concorrência se estão cumprindo a regra do SIM.
Fernanda Machado, do Grupo Carone, do Espírito Santo, que acaba de se associar à ASSERJ, falou sobre o processo de rastreabilidade usado no Grupo, que consiste em ter uma pasta para cada marca com uma planilha exclusiva com todas as informações originais do produto. “No final, criamos um lote interno com data de produção, nome da unidade e horário, e tem funcionado bem”. Fernanda compartilhou o documento com as conselheiras no grupo de WhatsApp.
Isabela Berlandez, do Guanabara, e Fernanda Barcelos de Araújo, do Prezunic, também compartilharam as melhores práticas adotadas e sugeriram uma reunião com o time da IVISA- Rio, que será agendada pelo consultor Flávio Graça.
Em breve, comunicaremos a data.