Retenção de talentos: saiba como associados como Adonai e Armazém do Grão lidam com esse desafio

Ronaldo Leal é do grupo Adonai

“Explorar oportunidades de crescimento no varejo é a principal estratégia para retenção de talentos”, diz Ronaldo Leal, do grupo Adonai

Uma pesquisa da FGV, divulgada em novembro, revelou um recorde no número de pedidos de demissão em 2024. Entre janeiro e setembro, foram registrados 6,5 milhões de desligamentos voluntários, 30% deles de jovens entre 18 e 24 anos que buscam mudança de carreira ou apostam no empreendedorismo.

Essa tendência reflete um desafio histórico para o varejo, especialmente o supermercadista, que já lida com uma alta rotatividade de funcionários. O turnover prejudica a produtividade, eleva custos e compromete a qualidade do atendimento, como explica Ronaldo Leal, diretor de RH do Grupo Adonai, em entrevista à ASSERJ.

“A perda de colaboradores leva ao esvaziamento de conhecimento e habilidades. A operação sofre com ausências, gerando jornadas prolongadas, horas extras e, inevitavelmente, queda na produtividade”, afirma Leal.

Fizemos algumas perguntas e compartilhamos abaixo:

Qual o impacto da alta rotatividade de funcionários, especificamente no setor supermercadista?

Grande parte das empresas varejistas opera com efetivos ajustados, já que a folha de pagamento é uma das maiores despesas. A rotatividade prejudica vendas e serviços, além de elevar custos operacionais com rescisões, recrutamento e treinamento.

Como isso afeta a produtividade, a qualidade do atendimento e os custos operacionais?

A cada desligamento, a empresa perde conhecimento técnico e habilidades específicas. Como o quadro de funcionários é enxuto, ausências impactam diretamente a operação, gerando sobrecarga e horas extras desnecessárias, o que compromete o desempenho da equipe.

Quais as particularidades que tornam a retenção de talentos mais desafiadora no varejo?

Salários iniciais próximos ao mínimo não atraem talentos, especialmente com jornadas intensas de seis dias por semana, incluindo feriados. Além disso, margens de lucro reduzidas dificultam oferecer benefícios como plano de saúde, e lideranças ainda carecem de maior preparo para engajar os times.

Qual o perfil dos colaboradores que tendem a se desligar com mais frequência?

De forma geral, jovens entre 19 e 28 anos e pessoas que ainda estão procurando definir sua carreira. Mas há outros fatores como a falta de clareza nos contratos na hora da efetivação, ou quando profissionais, de certa forma, não compreendem o que é servir gente. Existem lojas onde visitam mais de 2 mil clientes por dia. Se a facilidade de se relacionar não estiver no centro da seleção de pessoas, a possibilidade de inadaptação ao seu negócio é grande.

Quais estratégias de retenção já foram implementadas por vocês e quais resultados foram observados até o momento?

Aplicação e fortalecimento das práticas de treinamento e desenvolvimento, comunicação objetiva sobre os direcionamentos da empresa e sua projeção de crescimento profissional nesse cenário. Feedbacks regulares e construtivos e o trabalho de formação de propósitos junto aos funcionários.

Como vocês lidam com as expectativas da nova geração de trabalhadores, que valoriza mais qualidade de vida e oportunidades de crescimento?

Além dos postos operacionais, existem posições administrativas no varejo que trabalham 5 dias na semana, mas essa condição deve ser colocada de forma clara no momento da entrevista inicial. De forma geral, são contratados no horário de fechamento das lojas, e os postos administrativos deverão ser preenchidos por seleções internas, o que aumenta a possibilidade de retenção. Explorar as oportunidades de crescimento no varejo é a principal “moeda” para retenção de pessoas. Na maioria das vezes, o trabalho é operacional, mas as possibilidades de crescimento dentro da organização ocorrem em curto espaço de tempo. Basta fazer diferente e se destacar na função.

Quais os principais desafios esperam enfrentar nos próximos anos em relação à retenção de talentos?

O pleno emprego. Temos uma massa grande de trabalhadores e o varejo é complexo e compreende todos os setores de negócios (TI, serviços, indústria, comércio, logística, e-commerce etc.); as remunerações próximas ao salário-mínimo e expectativa de crescimento imediato.

O diretor-presidente da rede de supermercados Armazém do Grão, Antoane Correa

O diretor-presidente da rede de supermercados Armazém do Grão, Antoane Correa

Os três pilares para reter colaborador, segundo Antoane Correa

Diretor-presidente da rede de supermercados Armazém do Grão, Antoane Correa aponta três pilares para reter um colaborador dentro de uma instituição de forma sustentável.

O primeiro, ele descreve, é situar o colaborador. “É muito importante que todo mundo saiba o propósito de existência dessa instituição, qual seu objetivo. Isso já norteia o primeiro dia de trabalho deste colaborador e ali você já consegue 80% de retenção porque está claro aonde ele vai.”

Depois é proporcionar um ambiente saudável para o trabalhador. “Se o banheiro do cliente é limpo a cada meia hora e o do colaborador é limpo uma vez por dia, você não está oferecendo a mesma dignidade. E ter a comunicação clara. As pessoas não nascem sabendo. Então tem que ser tudo muito bem comunicado.

O terceiro pilar para um bom plano de carreira vai desde a integração, quando o colaborador é integrado na empresa, ao plano de carreira vertical, que norteia quem busca crescer .

“Quando você une esses três pilares, que é uma comunicação clara do propósito da instituição; o endomarketing, quando tudo é muito bem claro quanto ao funcionamento da educação corporativa, e o plano de carreira, você vai estar retendo os colaboradores no mercado atual.”

O que o seu supermercado está fazendo para reter seus talentos?

Por Publicado em: 2 de janeiro de 20250 Comentários