Resultados positivos do setor, importância de um RH estratégico e novidades do Seminário Super Negócios estiveram em destaque na Reunião do Conselho Diretor. Saiba como foi
Nesta quinta-feira (5), durante a reunião do Conselho Diretor, a consultoria econômica da ASSERJ apresentou dados positivos do setor supermercadista fluminense, onde foi observada, em julho, a geração de 234 empregos formais, sendo este o saldo entre o número de contratações e demissões, representando o terceiro mês consecutivo de abertura de vagas. E mais: “No acumulado do ano até julho, o Rio de Janeiro gerou muitos empregos e garantiu o 4º melhor resultado do Brasil até aqui”, afirmou o consultor William Figueiredo.
Ele também apresentou outros índices econômicos como a deflação observada em metade dos setores pesquisados, principalmente FLV, no mês de julho. Essa categoria, que puxou a inflação no início de 2024, teve queda de 20%. “O desafio de vocês daqui para o fim do ano com este cenário deflacionário é trabalhar a questão das margens”, alertou.
A taxa de rotatividade dos supermercados no Rio de Janeiro foi de 40,2%, resultado ligeiramente superior ao observado no final do ano passado (37,9%), mas, se manteve abaixo da média nacional (62,7%) no 1º semestre de 2024. No entanto, Figueiredo chamou atenção para o fato: “a queda da taxa de desemprego leva à rotatividade porque o trabalhador percebendo o mercado aquecido vai buscar oportunidades melhores e fica mais difícil reter os profissionais nos supermercados”, explicou.
O conselheiro Gerson Estevam da Cruz, diretor-geral do Prezunic, comentou que o turnover da rede é de 15%, percentual considerado bem abaixo do que é visto no varejo supermercadista. Ele citou o exemplo de muitos colaboradores que têm mais de uma década na empresa.
Neste sentido, o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, defendeu mais assertividade no recrutamento e seleção de pessoas por meio de um RH mais estratégico nos supermercados: “Eu queria recomendar aqui o modelo de RH do Prezunic que possui um programa de formação continuada para os colaboradores com plano de desenvolvimento individual (PDI). Não é só pesquisar, estudar, é preciso aplicar o conhecimento no dia a dia profissional”, pontuou.
Na sequência, o presidente falou sobre a importância da participação dos compradores na 4ª edição do Seminário Super Negócios Marketing e Compras. O evento será no dia 2 de outubro, a partir das 14h, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, e vai reunir uma plateia repleta de empresários, profissionais do setor e de segmentos parceiros, como a indústria. O encontro irá proporcionar uma jornada de conhecimento enriquecedora e inesquecível, com palestrantes renomados e cases de sucesso.
Para se inscrever, entre em contato com SAA (21) 2584-6339.
A ASSERJ agradece a presença de todos!