DATA18/07

CARGA HORÁRIA: 8 horas: de 9h às 17h

LOCAL: Rua do Arroz, 90 – 4º andar – Grupos 443 a 466 – Mercado São Sebastião – Penha – Rio de Janeiro

OBJETIVOCompreender a remuneração como uma estratégia de atração e retenção de talentos, alinhada às estratégias e objetivos organizacionais (conceito de remuneração estratégica). Conhecer as características operacionais de programas de bônus, PLR, Incentivos de Longo Prazo, benefícios e incentivos não monetários.

PÚBLICO ALVOGestores de RH, analistas de remuneração e benefícios, empresários que desejam introduzir práticas de atração e retenção de colaboradores, gestores financeiros ou administrativos envolvidos na administração de da remuneração de empregados.

METODOLOGIA: Exposição dialogada, estudos de casos, práticas simuladas e dinâmicas de grupo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Remuneração estratégica

  • Remuneração como estratégia da empresa;
  • Tipos de remuneração.

Remuneração Fixa

  • Como são determinados;
  • Avaliação de Cargos e Equilíbrio Interno de cargos;
  • Equilíbrio externo de cargos – alinhamento ao mercado.
  • Incentivos de Curto Prazo (ICP)
  • PLR;
  • Bônus.

Incentivos de longo prazo (ILP)

  • Objetivos de um programa de ILP;
  • A quem se destinam esses programas;
  • Tipos de ILP praticados – exemplos em empresas abertas e fechadas;
  • Cuidados e riscos de programas de ILP.

Benefícios

  • Papel dos benefícios na remuneração total;
  • Tipos de benefícios e exemplos;
  • Riscos da incidência de encargos trabalhistas em benefícios;
  • Gestão de planos de saúde;
  • Benefícios flexíveis – a quem se aplica, vantagens e desvantagens.

Recompensas não monetárias

  • Objetivos;
  • Exemplos de recompensas que custam pouco;
  • Vantagens e desvantagens de programas de recompensas não monetárias.

APRESENTAÇÃONelson Mateus – Graduado em Economia e Especializado em Recursos Humanos atua a 32 anos em grandes empresas de segmentos diversos, como: varejo, incorporação, hospitalar, indústria e serviços, com destaque para o desenvolvimento, implantação e administração de programas de remuneração e recompensas, seja fixa, variável ou indireta. Ao longo da carreira desenvolveu esses processos em empresas como: SENAI-RJ, Petróleo Ipiranga, Cia Atlantic de Petróleo, BRASCAN, Mesbla e Ponto Frio. Atualmente, atua como consultor empresarial desenvolvendo e implantando programas de Remuneração e desenvolvendo pesquisas salariais junto a clientes do mercado brasileiro. Além disso, exerce a função de Professor de Ensino Superior em Universidades como: Celso Lisboa, UFRJ, ministrando disciplinas inerentes as atividades de RH em cursos de graduação e pós-graduação.

Para mais informações:
(21) 2584-6339
[email protected]