Redes sociais aumentam fidelização de clientes no varejo, aponta pesquisa
Pesquisa da Octadesk e Opinion Box afirma que público adepto das redes sociais são influenciados pela força das redes sociais
Um estudo da Octadesk e Opinion Box afirmou que 66% dos entrevistados relataram o uso das redes sociais como critério para escolher pela compra ou não de produtos. Dentro desse levantamento, o Instagram foi a plataforma mais usada para influenciar a escolha dos consumidores com 72% das menções, seguida pelo YouTube com 47%. Era possível citar mais de uma plataforma.
O levantamento reforça a proximidade entre o varejista e as mídias sociais nos últimos anos. As plataformas têm se apresentado como uma importante ferramenta para vendas, relacionamento e fidelização de clientes. O resultado é a popularização das marcas supermercadistas em inúmeras oportunidades, desde a sazonalidade até mesmo a divulgação de promoções.
Rafael Souza, gerente de marketing do Adonai Supermercados, aposta no uso das redes sociais para aumentar a fidelização dos clientes. “A fidelidade do consumidor é construída através de uma combinação, que envolve agregar valor ao produto ou serviço para criar uma conexão emocional, gerando confiança e uma experiência do cliente consistente e positiva. Muitas vezes, tentamos advinhar como fazer isso, e a resposta é óbvia e simples, basta ouvir seu cliente”, afirma.
O executivo revela que uma das políticas usadas pelo Adonai para cativar e fidelizar o cliente é a relação sincera entre a marca e o público, e isso tem exposição no dia a dia dos supermercados. Ações interativas como o “Dia do Leão” e o sorteio do “Big Fone” são alguns exemplos que unem preço e experiência do cliente, e também uma nova forma de comunicar nas suas redes sociais, deixando o lado institucional mais humanizado.
“As pessoas acessam as redes sociais para se conectarem com outras pessoas, nosso desafio é deixar nossa conta com cara de gente e não de empresa, por isso temos nossa influencer Juliana Terra. Todas as postagens em que ela aparece são postagens de sucesso, com muito mais entrega e interação”, afirmou.
O estudo aponta que 45% dos consumidores seguiram a opinião de influenciadores para decidir pela compra de determinados produtos. Rafael Martínez, especialista em marketing digital e head do setor da Livraria Leitura, ressalta que as redes sociais funcionam além do serviço de propagar uma ideia, elas são capazes de condensar um trabalho de banco de dados bem direcionado e personificado.
“Elas permitem segmentar o conteúdo com base no perfil do público de forma que podemos filtrar por demografia, base de interesse e comportamento; isso é muito interessante para nós”, afirma. Nesse cenário, os supermercados também podem tirar proveito das redes sociais para segmentar seus anúncios.
Um braço auxiliar para essa função é o uso da inteligência artificial em serviços como o gerenciamento do relacionamento com o cliente, conhecido como CRM. “Hoje, a IA nos auxilia no SAC, nos ajuda no copyright de algumas campanhas, e até na edição de imagens. E sua importância só cresce, a ponto de termos alguns projetos com IA”, disse Rafael.