Redes de supermercados cariocas já fazem parte da Sacola Surpresa da startup Food To Save, que luta contra o desperdício de alimentos
Alimentos em bom estado, que iriam para o lixo, são vendidos com descontos em plataforma que reúne mais de 580 estabelecimentos
As redes Hortifruti e Zona Sul, ao lado de marcas como Gurumê, Porto do Sabor, Lecadô e Megamatte, entre outras, fazem parte do projeto que virou febre no Rio. Por meio de um aplicativo, a Food To Save, startup do setor alimentício, atua como um elo entre estabelecimentos que possuem excedentes de produção de alimentos e clientes engajados e preocupados com o consumo consciente.
Funciona assim: a startup resgata os produtos dos estabelecimentos e monta as Sacolas Surpresa, com produtos próximos da data de vencimento ou fora do “padrão estético”. As sacolas de papel são vendidas com até 70% de desconto, a partir de R$ 10,99. O curioso é que o cliente não escolhe o que vai levar. Por isso, chama-se surpresa. Dependendo do bairro, podem ser escolhidos produtos doces, salgados ou uma mistura dos dois, em tamanhos e preços variados. Com o tempo, o cliente acaba desenvolvendo uma estratégia.
A especialista em sustentabilidade do Hortifruti, Mariana Arrivabene, explica que a rede trabalha há tempos para reduzir o desperdício: “Os alimentos que vão para as bancas nas lojas físicas ou são vendidos pela Food To Save precisam se enquadrar em uma série de critérios que vão do nível de maturidade ao tamanho e aparência do produto. Isso não quer dizer que alimentos já maduros ou com alguma característica física diferente – um pouco menor, um pouco maior, um formato fora do padrão, um pequeno arranhão – não estejam perfeitamente adequados para o consumo”.
Arrivabene afirma que “o não aproveitamento desse tipo de produto não faz o menor sentido em um país que está entre aqueles que têm os maiores índices de desperdício de alimentos e com estatísticas surpreendentes que mostram que 33 milhões de brasileiros passam fome”.
Desde a chegada da empresa ao Rio, em maio de 2022, cerca de 1,2 tonelada de alimentos foi salva do desperdício, segundo estimativa da empresa.
Para ser um foodsaver, é preciso preencher um cadastro no site (https://parceiros.foodtosave.com.br/sejaparceiro) e ter: CNPJ ativo e regularizado; loja/estabelecimento físico; perfil da empresa cadastrado no Google; e alvará regularizado.
Os números do desperdício no Brasil variam. No ano passado, levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 46 milhões de toneladas de alimentos são jogadas fora, enquanto o movimento social Pacto Contra a Fome calcula quantidade ainda maior, de cerca de 55 milhões de toneladas.