Redeconomia, 27 anos! Confira declarações exclusivas dos diretores da Rede e indústrias parceiras

Na manhã desta quarta-feira (11), a Redeconomia reuniu associados e parceiros na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, para celebrar seus 27 anos de história e apresentar as diretrizes estratégicas que vão nortear o grupo em 2025. Com lojas espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro, a rede projeta crescimento, modernização e reforço da proximidade com o consumidor como pilares para os próximos anos.
Durante a cerimônia, o presidente da Redeconomia, Adelino José, destacou o papel fundamental dos colaboradores e da indústria parceira no sucesso da rede. “Estamos evoluindo, mas sem perder a nossa essência, que é estar perto do consumidor. Agradeço a todos que fazem parte dessa engrenagem que faz a rede funcionar. Em breve, vamos inaugurar uma nova loja em Inoã, em Maricá, e até o fim do ano, mais uma unidade do Grupo Emmanuel, chegando a 150 supermercados”, anunciou.
Na ocasião, Adelino também homenageou os principais parceiros comerciais da rede, entregando prêmios a empresas que se destacaram ao longo do ano: Ambev, BRF, Camil, Cooxupé e M. Dias Branco.
Com foco em expansão e resultados expressivos, o gestor comercial da rede, Mário Letra, revelou dados otimistas: as vendas cresceram 25% em 2024, e a expectativa é de manter o ritmo com projeção de 15% de crescimento em 2025 e 2026. A meta para este ano é ousada: atingir R$ 2 bilhões em vendas.
“Só no aniversário, tivemos um aumento de 30% nas vendas. Para manter esse ritmo, precisamos de uma parceria ainda mais forte com a indústria. Vamos com tudo para cima da concorrência”, afirmou Letra, destacando ainda que os investimentos em mídia externa cresceram 40% e o desempenho nos canais digitais foi intensificado ao longo do ano.
Presente no evento, o presidente da ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro), Fábio Queiróz, destacou a Redeconomia como referência nacional em gestão associativa no varejo. Para ele, a rede é exemplo de organização, liderança e foco em propósito.
“Além de ser a primeira rede associativa do estado, a Redeconomia formou uma verdadeira dinastia. Esse modelo, que funciona tão bem aqui no Rio de Janeiro, é referência para o Brasil. Ela cresce porque é organizada, porque tem liderança e, acima de tudo, porque tem propósito”, disse Queiróz.
Segundo ele, a força da rede está em sua capilaridade. “Estar perto da Redeconomia é estar conectado a todo o estado. É uma rede latente no Rio e gigante na Baixada e no interior. Não tenho dúvida: ela representa o varejo fluminense em sua totalidade.”
Com planos de expansão, novos investimentos e uma gestão voltada ao consumidor, a Redeconomia reforça sua posição como uma das principais forças do varejo supermercadista no Rio de Janeiro.
Diretores do Redeconomia projetam crescimento com foco no consumidor e na união entre os associados para os próximos anos
O que esperar dos próximos anos para uma das maiores redes supermercadistas do estado do Rio de Janeiro? Durante as comemorações de aniversário da Redeconomia, a ASSERJ conversou com alguns dos principais executivos da rede para entender suas expectativas e perspectivas para o futuro.
Adelino José, presidente da Redeconomia, destacou que a força da união interna será determinante para o sucesso nos próximos anos. “O que esperamos sempre é a união do grupo em prol dos bons negócios. Que possamos analisar com critério as melhores oportunidades e manter o foco no consumidor. Essa união interna é muito forte e, com ela, conseguimos alcançar os resultados que buscamos.”
Eraldo Vieira, diretor da Redeconomia SuperPax, aposta na continuidade do crescimento sustentável e na valorização das lojas de proximidade. “Acredito que os próximos anos seguirão com o crescimento seguro que temos hoje, tanto com a entrada de novas empresas na rede quanto com a modernização das lojas dos associados. O nosso diferencial é estar cada vez mais próximo do consumidor, oferecendo desde a compra do mês até itens de necessidade imediata. O brilho nos olhos dos nossos colaboradores é o que garante essa conexão.”
Ricardo Marcolan, diretor da Redeconomia SuperPax, reforça a importância das parcerias com fornecedores para sustentar a expansão planejada. “Estamos muito felizes em comemorar 27 anos. Temos o objetivo claro de crescer — em número de lojas, em tamanho e em vendas. E isso só é possível com os fornecedores ao nosso lado. São eles que viabilizam as boas negociações que conseguimos levar até o consumidor final com preço justo, atendimento acolhedor e o jeito único da Redeconomia.”
Arnaldo Germano, diretor da Redeconomia Campeão, projeta uma expansão significativa nos próximos anos, apoiada no espírito de colaboração que marca a história da rede. “Se em 27 anos dobramos o número de lojas, espero que em dez anos a gente consiga aumentar pelo menos mais 50%. A união dos associados sempre foi a base do nosso sucesso — e é essa coesão que continuará guiando nosso crescimento.”
Indústria celebra aniversário do Redeconomia e destaca força da parceria
Durante o evento de comemoração dos 27 anos da Redeconomia, representantes da indústria marcaram presença e reforçaram o valor das parcerias de longa data com a rede supermercadista, reconhecida como uma das mais relevantes do estado do Rio de Janeiro.
Lincoln Oliveira da Silva, gerente regional da Unilever, enfatizou a longevidade e a solidez do relacionamento entre as empresas. “Gostaria de parabenizar a Redeconomia pelos 27 anos de parceria com a Unilever. Não tenho dúvidas de que este será um aniversário de muito sucesso, tanto para a rede quanto para a Unilever. É uma parceria duradoura, de longo prazo, que certamente continuará por muitos anos. Parabéns à Rede!”
José Santana Farias, diretor regional do Grupo EBD, destacou a importância do evento para o fortalecimento das relações comerciais. “É um congraçamento. Fortalece muito a relação com uma rede simpática, que tem o maior número de lojas do estado e atende todos os municípios. Fico muito feliz em estar aqui. É uma grande honra sermos fornecedores e, em muitos casos, entre os cinco principais parceiros da rede.”
Lucas Bottino, Off Trade Regional Manager da Ambev, também comemorou a data e destacou a relevância estratégica da parceria. “Esse evento de aniversário é sempre importante porque marca um novo ciclo da Rede. Ficamos muito felizes de sermos celebrados como parceiros, porque a Redeconomia é extremamente importante para nós. Que este seja mais um ano de sucesso para todos.”
Jeane Almeida, representante do grupo Cepêra, reforçou o sentimento de gratidão e respeito pela trajetória da rede. “É uma honra participar dessa comemoração dos 27 anos da Redeconomia. A Cepêra é muito grata por toda a parceria construída e deseja ainda mais sucesso nos próximos anos.”
Parabenizamos e desejamos muito sucesso à rede e a todos os seus colaboradores.