Promoções personalizadas geram crescimento positivo nas vendas, diz estudo
Levantamento feito nos Estados Unidos comprovou que é possível aumentar em até 4 pontos percentuais os índices de vendas com CRM
A consultoria de varejo Oliver Wyman conduziu uma pesquisa no comércio norte-americano, com cerca de 1.500 entrevistados, e constatou que 81% dos consumidores do levantamento estão mais propensos a comprar produtos que sejam oferecidos de forma personalizada. Para isso existe o Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM).
A empresa ainda realizou um teste piloto com uma rede varejista que utilizou ferramentas digitais de inteligência artificial. No experimento, um grupo de consumidores foi alvo de uma estratégia 100% personalizada que incluía produtos específicos, promoções e mensagem direcionadas, enquanto o segundo grupo teve acesso apenas a promoções padrões.
O resultado foi surpreendente: os clientes do experimento de compra 100% personalizada geraram um aumento de 4 pontos percentuais maior na receita de venda em comparação ao segundo grupo. Esse crescimento nas vendas foi confirmado pelo banco de dados.
“O CRM organiza, automatiza e sincroniza todas as atividades voltadas para o cliente. Isso inclui registrar contatos e conversas com clientes, gerenciar leads e tarefas de equipe, criar relatórios de desempenho, entre outras possibilidades”, afirmou Álvaro Mesquita, professor de Marketing do Senac SC EAD.
Essa tônica na estratégia de vendas dos supermercados têm sido um dos fatores para a consolidação do varejo supermercadista nos últimos meses. Segundo o professor Mesquita, um desafio para o varejo é capacitar a equipe para encontrar soluções estratégicas para um bom CRM, “outra informação relevante é que o dispositivo não atende apenas às necessidades das equipes de vendas, mas também ao departamento de marketing e atendimento ao cliente”, completou.
No Supermarket, esse caminho foi traçado. A rede de supermercados, que comemorou 15 anos na última semana, tem como um dos seus carros-chefes o CRM. “O cliente consegue escolher sua loja “favorita” e cada associado tem a possibilidade de montar estratégias e ações para sua base de clientes de maneira individual”, explica Cláudia Fernandes, gerente de marketing do Supermarket Torre.
A executiva revela que a taxa de conversão do aplicativo do Supermarket é muito boa e que está em uma crescente surpreendente, “com retorno concreto e positivo temos uma melhor análise das vendas com informações do comportamento de compra dos clientes identificados, entendendo indicadores que só são possíveis por meio do CRM como taxa de retenção, compra média do mês, entre outros”, completa.
Seu supermercado já utiliza CRM para realizar vendas cada vez mais personalizadas?