Presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, anuncia as novidades da próxima edição do Rio Innovation Week
O presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, apresentou ontem (11/08), em um coquetel no Hotel Fairmont, em Copacabana, as novidades para a segunda edição do Rio Innovation Week, maior evento de inovação e tecnologia da América Latina que será realizado de 8 a 11 de novembro no Píer Mauá. Fábio é um dos idealizadores do evento, e presidente do Conselho Organizador.
Entre os key speakers anunciados estão o cineasta e roteirista Spike Lee; Steve Forbes, presidente e editor da publicação Forbes; o publicitário Nizan Guanaes; Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden; Dan Cockerel, VP da Disney; Camila Farani, presidente da G2 Capital, investidora e empreendedora; Steve Blank, empreendedor do Vale do Silício; Bianca “Boca Rosa”, empresária e influenciadora digital; e Aaron Ross, autor do livro “Receita Previsível”.
Ao todo, serão mais de 700 palestrantes, cerca de 200 empresas expositoras, pitch de startups, além de debates sobre o futuro de diferentes segmentos que movem a economia e indicam o comportamento da sociedade.
“É muito importante fazer do Rio de Janeiro um hub de tecnologia e inovação e deixar isso para a cidade como legado. O objetivo do Rio Innovation Week é trazer conhecimento, relacionamento e negócios, por isso juntamos startups, investidores anjo e mentores no mesmo espaço, para que a gente possa descobrir um unicórnio, ou, quem sabe, um unicórnio grávido, um dois, três unicórnios que saiam dali. O céu é o limite”, disse Fábio Queiróz na abertura do evento de lançamento do RIW.
O prefeito Eduardo Paes comemorou a escolha do Píer Mauá para a realização da segunda edição. “Que bom que vocês escolheram a região central da Cidade, que tanto precisa deste incentivo, deste alto astral. Com todo respeito ao que foi feito ano passado, vamos ter um evento ali muito especial. E isso se deve a esta força, a esta potência que tem a cidade do Rio de Janeiro, principalmente no setor produtivo, de inovação e criativo. Esta é a vocação da nossa cidade. Eu costumo dizer que São Paulo é mais hardware, e o Rio é mais software. A gente tem uma capacidade criativa, de inovar, de estar no setor de tecnologia que é muito grande.
Embaixadora e nova sócia do Rio Innovation Week, Camila Farani destacou a importância de fomentar a tecnologia, agregando cada vez mais pessoas e empresas. “A tecnologia impacta aproximadamente U$ 3.9 trilhões. Ela é uma ferramenta, mas o movimento tecnológico ainda está em uma curva de introdução. O Rio Innovation Week veio exatamente para atrair um número cada vez maior de pessoas, para que se aproximem da tecnologia. Estamos pensando no melhor. Não só em trazer os melhore nomes, mas em promover a melhor experiência. Sem dúvida, este será o melhor evento de inovação e tecnologia do mundo”, afirmou Camila.
Conecta Varejo – Rio Innovation Week
Entre os diversos segmentos de mercado que terão seu próprio espaço no Rio Innovation Week, um será especial: o Conecta Varejo, dedicado a conectar empresas, empreendedores e executivos do varejo.
Pensado e criado por Fábio Queiróz, após uma visita à maior feira de varejo do mundo, a NRF, em Nova York, o Conecta Varejo, evento anual que acontece dentro do Rio Innovation Week, vai reunir supermercados, bares, restaurantes, padarias, moda, entre outros segmentos, com objetivo de oferecer um conteúdo capaz de desenvolver e transformar estes setores. “A tecnologia permeia todos os setores da humanidade hoje. Mas tivemos um carinho, um cuidado muito especial com o varejo, até por ser o supermercado a minha origem, para que ele seja transformado, modernizado, tenha os processos logísticos das empresas e a experiência de compras do consumidor modificados para melhor”, comentou Fábio.
E entre as novidades da próxima edição, serão apresentadas as inovações que vão estar no supermercado do futuro, um mercado sem filas, onde o pagamento é todo feito pelo aplicativo, com cartão de crédito pré-cadastrado, e o cliente ainda pode consultar o número de vagas no estacionamento, também pelo aplicativo, antes de sair de casa, entre outras novidades adiantadas por Fábio. “Estamos falando muito em corredores mais largos, de trade marketing, onde o visual – uma loja com mais LED, mais cenografia – vai tornar a experiência de compras do consumidor mais agradável. Enfim, são muitas novidades que vamos ver no Conecta Varejo”, comentou.
Além do Conecta Varejo, o Rio Innovation Week trará para o mesmo espaço diversos segmentos de mercado que hoje tem seu futuro baseado na inovação e tecnologia. Essa integração e complementaridade é um importante ativo do Rio Innovation Week.
O público do evento é também composto por profissionais de diferentes posições, incluindo iniciativa privada, academia, governo, empreendedores, investidores, instituições de pesquisa e profissionais especializados.