Prefeito Eduardo Paes e secretaria de saúde aprovam e ressaltam conquista da ASSERJ com o selo SUPER PET

O Rio de Janeiro passou a permitir a presença de cães e gatos dentro de supermercados a partir deste sábado (6), com um grande evento realizado no supermercado Carrefour da Barra da Tijuca. Com essa conquista da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária, a capital passa ser a primeira a adotar essa prática no país. Assim, os estabelecimentos que aderirem a iniciativa desses pets domésticos no seu estabelecimento vão ganhar o selo Super Pet da ASSERJ.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, esteve presente no evento de lançamento do selo e ressaltou a importância da conquista para a população carioca. “A falta dos pets nos supermercados é uma coisa que a gente percebe há muito tempo. Com a pandemia, passamos a observar ainda mais que as pessoas iam às compras e deixavam seus pets do lado de fora presos pela coleira. Então, decidimos ajudar nessa conquista da ASSERJ. É uma medida tomada com todos os cuidados e não há qualquer risco sob o ponto de vista de vigilância sanitária. Ficamos muito felizes por fazer com que as pessoas possam fazer as compras e levar seus pets”.

Para lançar o projeto, a ASSERJ trabalhou por meses junto aos órgãos de saúde municipais, incluindo a IVISA-RIO, para criar todas as regras e se adequar para a nova cultura.

Segundo a Aline Pinheiro Borges, presidente da IVISA-RIO, todas as orientações foram analisadas minuciosamente para garantir a segurança. “A ASSERJ apresentou o projeto, ficamos muito sensibilizados, e prontamente atendemos. É claro que, para toda inovação, precisa existir regras. Como temos certeza que todos os mercados que aceitarem a usar o selo vão adotar as orientações, o projeto será um sucesso. Agora, ao invés dos pets ficarem presos do lado de fora do mercado, ele pode estar circulando e convivendo com o próprio dono. As pessoas precisam se adaptar a essa nova conquista porque os cachorrinhos e gatos estão cada vez mais próximos da rotina dos donos.”

Aline também informou que o canal de atendimento a população da secretaria estará sempre a disposição para alguma pontuação ou pedido de orientação. “A iniciativa precisa ser responsável, mas é claro que sempre precisamos estar preparados para tudo. Para isso, nosso canal através do número 1746 está aberto para a população entrar em contato.”

“Fizemos um decreto com bastante normas técnicas, mas que não burocratizou a questão. O importante é o supermercado adequar a sua unidade em termos de higiene e limpeza. Não tem mais motivo para encontrar, hoje, um animal preso fora do mercado, enquanto o seu dono está fazendo compras”, disse o secretário de Saúde, Rodrigo Prado, que também esteve no evento.

LEIA O DECRETO COMPLETO: https://asserj.com.br/noticiasdosetor/2022/08/decreto-de-regulamentacao-do-pet-friendly-nos-supermercados/

Por Publicado em: 8 de agosto de 20220 Comentários