13 abr 2022

TJRJ e ASSERJ avançam em parceria para qualificação profissional de jovens do sistema socioeducativo

O presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Fabio Queiróz, esteve nesta quarta-feira (13), em um encontro com o 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), o desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, para debater um projeto em conjunto com diversas instituições que consiste na preparação e inserção de adolescentes em conflito com a lei e seus familiares no mercado de trabalho.

No encontro também estiveram presentes o diretor do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), delegado federal Victor Poubel; o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência Marcelo Oliveira da Silva; o subsecretário e a coordenadora técnica do Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, coronel Marcos Netto e Claudia Cunha; e o presidente da Associação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Rio Indústria) Sérgio Duarte com o objetivo e a gerente de relacionamento da Asserj, Paula Black.

Em dezembro do ano passado, o TJRJ assinou
um protocolo de intenções com o Governo do Estado, junto da Asserj e a Rio Indústria com o objetivo de encaminhar e contratar jovens que cumprem medidas socioeducativas em supermercados no modelo Jovem Aprendiz.

Segundo o 2º vice-presidente do TJRJ, Marcus Henrique Basílio, “O objetivo é oferecer cursos que preparem os menores e seus familiares para futuros empregos”.

De dezembro de 2021 a março deste ano, o curso oferecido pela Asserj já formou três turmas, tendo certificado um total 62 jovens do Degase e seus familiares. No primeiro módulo, que abordou o assunto “Conhecendo o funcionamento de um supermercado”, foram apresentadas as áreas internas de um supermercado, as principais funções e cargos de acordo com a formação e competências necessárias para cada posição hierárquica da empresa. Já no segundo, o assunto foi “Se conhecendo e aprendendo um planejamento profissional”.

Para o presidente da Asserj, Fábio Queiroz, esse projeto é importante para dar um suporte à essas pessoas mais desassistidas e considera uma grande conquista.

– Estamos muito felizes com essa parceria. Tenho certeza que esse é mais um passo de um projeto muito importante para conseguir proporcionar à essas pessoas mais desassistidas um acesso ao emprego – contou Fábio.   

Da esquerda para a direita: Claudia Cunha e Cel Marcos Netto, coordenadora técnica e subsecretário da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda; o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência Marcelo Oliveira da Silva; o diretor do Degase Victor Poubel; o 2º vice-presidente do TJRJ Marcus Henrique Pinto Basílio (ao centro); o presidente da Asserj Fábio Queiroz; o presidente da Rio Indústria Sérgio Duarte; Mina Caracuschanski, da Rio Indústria; e Paula Black gerente de relacionamento da Asserj.

Deixe uma resposta