28 jun 2021

Segurança Alimentar x Segurança de Alimentos

Muitas pessoas confundem esses dois termos e acham que segurança de alimentos e segurança alimentar significam a mesma coisa. Inclusive os próprios profissionais do segmento de alimentação os utilizam como sinônimos. Porém, estas duas expressões determinam conceitos diferentes.

Segurança de alimentos
A expressão “Segurança de Alimentos” também conhecida como “Food Safety” significa garantia da qualidade dos alimentos comercializados, desde as etapas de manipulação e preparo até o consumo. A segurança de alimentos envolve uma série de medidas que visam controlar a entrada de qualquer perigo seja ele químico como (resíduos de agrotóxicos e metais pesados), físicos (partes de pedras, vidro e insetos, por exemplo) e biológicos (como bactérias, vírus), e não causam danos à saúde ou integridade do consumidor.

Devem ser implementados programas de gestão e segurança de alimentos para garantir o comércio de alimentos seguros. Para garantir que somente alimentos seguros sejam comercializados, deve haver a implantação de programas que gerenciam a qualidade e a segurança de alimentos. Todos os estabelecimentos que comercializam ou que manipulam alimentos devem elaborar seu próprio Manual de Boas Práticas de Manipulação conforme as Portarias nº 1428, de 26 de novembro de 1993; nº 326, de 30 de julho de 1997; e RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004. 

Cada estabelecimento também deve treinar seus funcionários quanto aos procedimentos operacionais de boas práticas de fabricação, focando em como são importantes para garantir a segurança do produto e do consumidor. Além disso, é fato que essa garantia também contribui para manter a empresa de forma competitiva no mercado da indústria de alimentos.

A segurança de alimentos é uma cultura que deve ser disseminada entre cada colaborador, incluindo desde o mais alto escalão até os funcionários operacionais. Os colaboradores devem desenvolver essa cultura tendo apoio total dos líderes e diretores da empresa.

Segurança alimentar
O termo “Segurança Alimentar” também conhecido como “Food Security” significa o direito de acesso a alimentos em qualidade nutricional e quantidade apropriadas para uma vida saudável e ativa de toda a população.

As crises geradas pelas duas guerras mundiais, quando grande parte da Europa não tinha condições de produzir seu próprio alimento por estar devastada, fez com que surgisse o termo segurança alimentar. Segundo estatísticas da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), devido aos vários graus de pobreza, cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso contínuo a alimentos. E destes, 852 milhões de pessoas estão na pobreza extrema e, por isto, sofrem de fome crônica.

Para garantir a segurança alimentar mundial é preciso que haja alimentos disponíveis e o acesso regular a todas as pessoas, que estes sejam de qualidade, assegurando uma rica fonte de nutrientes.

Deu para entender a diferença entre os dois termos?

Comente este artigo! Sua participação é muito importante para nós!

 

Deixe uma resposta