02 maio 2021

Você sabia que hoje é o Dia Mundial do Atum? Conheça os benefícios do peixe para a alimentação!

Hoje é o Dia Mundial do Atum, a data foi criada em 2011, pelos países que assinaram o Acordo de Nauru para celebrar pescadores e pessoas envolvidas na conservação do peixe. Em 2016, a ONU celebrou esta data na sua sede, em NY, devido a uma diminuição da pesca sustentável do animal no ano anterior. Os atuns vivem em quase todos os oceanos e pertencem à mesma família do peixe chamado cavala, sendo um dos alimentos mais populares provenientes dos mares.

É um alimento de alto valor nutricional, possui baixo nível de gordura, rico em proteínas e em vitaminas A, B e D, ômega 3, cálcio, potássio, ferro, fósforo e iodo. Segundo a médica veterinária, Gabriela Alves, formada em Medicina Veterinária pela UFF, há 4 anos, e MBA em Gestão de Qualidade e Segurança Alimentar pela UVA, a busca por fontes de alimentação mais saudáveis vem crescendo no Brasil e o consumo deste tipo de pescado também. 

“O atum é excelente para a saúde, pois auxilia na regeneração de neurônios, atua no desenvolvimento cerebral, reduz o risco de doenças cardiovasculares e possui ação anti-inflamatória. Além disso, estudos apontam que por esta razão o consumo de peixes é fundamental para idosos e na infância, pois reduz o risco de cansaço mental e demência”.

O peixe pode ser consumido de diversas formas: fresco, cru ou enlatado. Sendo a sua apresentação mais usual enlatado, o qual é conservado no azeite de oliva, azeite vegetal, ou água. Ela alerta que o alto valor nutritivo, fatores microbiológicos, condições precárias de higiene, transporte e armazenamento, ação de enzimas autolíticas presentes nos tecidos, entre outros fatores, tornam o pescado um dos principais produtos de origem animal que são susceptíveis a deterioração. 

“Por isso é importante ressaltar que o frio adequado nos pontos de comercialização é essencial para garantir a qualidade deste alimento”, concluiu a veterinária

Existem sete diferentes espécies de atum: atum-azul, albacora, atum-amarelo, atum-de-olho-grande, atum-negro, atum-do-índico e atum-do-sul. A maioria das espécies de atum mede cerca de 90 centímetros de comprimento, mas o atum-azul, o mais raro, pode atingir até 4 metros de comprimento e pesar até 800 quilos. Em 2019, um atum de 278 quilos atingiu um preço recorde de 333,6 milhões de ienes ou US$ 3,1 milhões no mercado de Tóquio.

E então, já sabe como vai incluir o atum no seu cardápio hoje?

Deixe uma resposta