01 mar 2021

Rio de Janeiro completa 456 anos nesta segunda, se mantendo como maior símbolo turístico do país

“Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil, cidade maravilhosa, coração do meu Brasil”, este trecho da tradicional canção de Caetano Veloso descreve bem a cidade do Rio de Janeiro. Lembrada principalmente por seus cartões postais, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, a antiga capital do Brasil que comemora 456 anos hoje, é um dos destinos preferidos dos turistas estrangeiros quando pensam em nosso país. 

Os dados da Demanda Turística Internacional no Brasil de 2019, pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo foi o último retrato da atividade turística plena antes da pandemia de COVID-19, e destacou que o Rio de Janeiro se manteve como o lugar mais procurado do Brasil pelos estrangeiros quando o assunto é lazer. Na temática negócios, a cidade fica atrás apenas de São Paulo.

Uma ação promovida pela ASSERJ em parceria com a Escala Eventos para impulsionar a área de Negócios na cidade, é a “Retomada do Varejo”. O evento tem como objetivo transformar o Rio de Janeiro em um businessplace, tal como São Paulo. A primeira edição, ocorrida em dezembro de 2020, no Copacabana Palace, contou com a participação dos principais líderes políticos, representantes de entidades e empresários do setor varejista fluminense e brasileiro. 

Entretanto, a história de engajamento da ASSERJ com o Rio de Janeiro começou em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no Brasil. Este foi o ano de nascimento da Associação, com um pequeno número de associados na ocasião. Desde então, nosso objetivo sempre foi unir, servir e representar o setor do varejo alimentar carioca. 

Recentemente, durante a pandemia do novo coronavírus, a ASSERJ reforçou seu amor ao Rio e ao setor, promovendo a primeira live aos pés do Cristo Redentor, como forma de homenagear os colaboradores supermercadistas, que se mantêm até hoje na linha de frente, prontos para servir a população. 

No dia de hoje, desejamos parabéns à Cidade Maravilhosa e desejamos dias melhores pós-pandemia. Que todos os cariocas possam voltar a festejar brevemente, pois o estilo de vida carioca combina com praia, festa e alegria!

Parabéns pelos 456 anos, Rio! 

Deixe uma resposta