05 fev 2021

“Dia Mundial da Nutella”: Conheça a história do creme de avelã mais famoso do mundo

Nesta sexta-feira, dia 5, é comemorado o “Dia Mundial da Nutella”. A data surgiu em 2007 e ganhou força por ser idealizada por uma blogueira americana apaixonada pelo famoso creme de avelã. A ideia de Sara Rosso era unir em um dia a comunidade global amante do doce em publicações na internet e ações locais e digitais.

Intitulada inicialmente “Giandujot” e posteriormente “Supercrema”, a atual Nutella foi criada em 1964 pelo italiano Pietro Ferrero e adaptada posteriormente pelo filho, Michele Ferrero. A tradicional família italiana é dona da famosa marca de chocolates que carrega o sobrenome dos criadores da iguaria.

A origem do primeiro produto que viria a se tornar Nutella no futuro, surgiu para tentar remediar a escassez de grãos de cacau ocasionada pela Segunda Guerra Mundial. O Gianduia (base inicial da pasta) se fortaleceu na Itália neste período em que os altos impostos de importação desfavoreciam a produção de chocolate convencional. A partir disso, os confeiteiros da família Ferrero encontraram esta solução, a criação de um doce, explorando recursos disponíveis com custos reduzidos.

A criação italiana começou a se expandir pela Europa no ano seguinte após o lançamento. A grande aceitação de países como Alemanha e França, fortaleceram mais ainda a marca no “Velho Mundo”. Daí por diante, a exportação do produto não parou, a Austrália foi o primeiro país a receber uma fábrica do creme. Uma curiosidade em relação à produção é que recentemente, o peso total de Nutella produzida em um ano foi equivalente ao do Empire State Building, famoso prédio de Nova York.

Você também é um apaixonado por Nutella? Conte para a gente em nossas redes e aproveite este dia para preparar receitas deliciosas com o creme de avelã mais famoso do mundo!

Deixe uma resposta