01 fev 2021

Aproveite o “Dia Nacional do Tomate” para conhecer curiosidades sobre o fruto

Na salada, no molho do macarrão, in natura… Há diversas possibilidades de degustar o famoso Tomate, um dos frutos mais populares do mundo. Mesmo tendo um alto volume de consumo na Itália, por conta de molhos para as massas, acredita-se que o alimento tenha origem na América do Sul e Central.

Mesmo sendo confundido com legume por muitas pessoas, o tomate é um fruto, tendo inúmeros benefícios. Uma curiosidade sobre a chegada deste alimento na Europa, no século XVI, é que inicialmente o mesmo era considerado como venenoso e utilizado apenas como decoração. O povo italiano foi o primeiro a consumir o fruto. 

Ser rico em Vitamina C, fornecer pro-vitamina A e vitaminas do complexo B são alguns dos pontos positivos de consumir o alimento. Além disso, por possuir carotenóide licopeno, o tomate pode atuar evitando o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer.

O Brasil produz quase todos os tipos de tomates, entre eles, Caqui, Débora, Italiano, Saladette, Industrial, Cereja e Grape. No ranking global, nosso país está em 9° lugar na produção em nível mundial, segundo dados da FAO. São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Paraná e Santa Catarina são os principais estados produtores de tomate para consumo in natura.

Nós separamos algumas dicas de receitas para você comemorar o “Dia Nacional do Tomate” de forma deliciosa.

Confira abaixo:

Deixe uma resposta