11 jan 2021

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos é importante para conscientização de segurança alimentar

No dia 11 de janeiro, é comemorado o “Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos”. A data é importante para fortalecer o debate acerca da segurança alimentar, visto que essas substâncias podem ser extremamente prejudiciais à saúde e que o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo.

Os agrotóxicos são substâncias químicas utilizadas no setor agropecuário, com o intuito de prevenir pragas e pestes. O uso incorreto dos agrotóxicos pode provocar danos ao meio ambiente, como contaminação do solo e dos recursos hídricos.

A dificuldade em controlar os efeitos provocados pelo uso de agrotóxicos em alimentos está no fato de que essa é uma contaminação invisível. É praticamente impossível para o consumidor reconhecer um produto que recebeu a pulverização de produtos não permitidos ou além do limite autorizado.

De acordo com a Nutricionista da ASSERJ, Bianca Costa, o risco dessas irregularidades para a saúde humana não é imediato, mas os danos causados pelo consumo de produtos com agrotóxicos a longo prazo precisam ser levados em consideração. O uso está associado a diversos problemas crônicos, como alterações cromossômicas, câncer, doenças hepáticas, doenças respiratórias, entre outros.

“A ANVISA deu um passo significativo para resolver esse problema com a criação do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), criado com o objetivo de avaliar os níveis de agrotóxico nos alimentos de origem vegetal”, complementa Bianca.

Deixe uma resposta