14 dez 2020

Projeto “De Olho no Lixo” recebe prêmio “Firjan Ambiental 2020”

O projeto social do Viva Rio Socioambiental em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) com apoio da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), que beneficia as comunidades da Rocinha e do Vidigal, na Zona Sul do Rio, e a Roquete Pinto, no Complexo da Maré, foi o vencedor da premiação promovida pela Firjan, na categoria “Resíduos Sólidos”.

O trabalho foi iniciado a partir da demanda da SEAS, de diminuir o impacto do resíduo na praia de São Conrado. Porém, a proposta ampliou esta expectativa e objetivou transformar aspectos negativos do lixo em aspectos positivos, mitigando o impacto de um dos maiores problemas ambientais e sociais: o lixo, a partir do estímulo à geração de renda local, de ações de educação ambiental e da promoção de uma nova cultura do ambiente.

O projeto desenvolveu e adotou uma metodologia de manejo de resíduo inovadora, com potencial de replicação em contextos e territórios de comunidades, que tornou-se factível a partir de um trabalho de colaboração entre INEA, ASSERJ, a Escola de Possibilidades Sonoras Funk Verde, a Escola de Moda Circular Ecomoda, o apoio da Comlurb e, especialmente, com o envolvimento e participação da comunidade local.

 

Algumas conquistas do “De olho no Lixo”, desde sua inauguração:

– Coleta e destino adequado a 1,2 mil toneladas de resíduo indiferenciado;

– Coleta e inserção na cadeia da reciclagem de 297 toneladas de resíduos recicláveis (plásticos, papeis, metais e vidro), gerando mais de R$ 130 mil, de receita bruta;

– Coleta e destino adequado a 4 mil litros de óleo vegetal de cozinha usado; gerando R$ 5,6 mil, rateado entre os cooperados;

Deixe uma resposta