Luz, câmera e boas compras! Supermarket tem loja com temática de cinema
Loja inaugurada durante a pandemia se tornou ponto de referência na orla da praia de Botafogo devido ao seu rosto hollywoodiano
Promoções anunciadas como verdadeiros blockbusters e uma temática que casa perfeitamente com um cenário digno de cinema, o Supermarket Botafogo, inaugurado no final de 2021, sob grande expectativa de manter a memória do antigo local do Cine Ópera, virou ponto de referência no bairro e conta com o enorme carinho dos populares.
“Eu gosto muito desse lugar, desde que o supermercado abriu, ele me ajudou com o público no meu ponto e sempre tem algumas pessoas que ficaram curiosas com o antigo cinema”, diz seu Maurício Visconde, 63, jornaleiro que trabalha no ponto ao lado do Supermarket, há 18 anos.
Quem passa é impactado com a temática do cinema, que está por todo o lugar. Porém, no interior, o cliente não encontrará lanterninhas pelos corredores.
Pipocas? Apenas nas prateleiras. Já as promoções são anunciadas nos moldes dos cartazes de filmes antigos. O encantamento está fazer as compras num ambiente que mantém a memória do cinema que ali habitou décadas atrás.
Sobre a loja: são mais de 3.000 itens contemplados no mix de produtos distribuídos num espaço de 1.100 m². São 14 checkouts convencionais e 4 do auto-atendimento, além de uma esteira registradora. Ao todo, a unidade possui cerca de 196 colaboradores atendendo em média 2.300 clientes por dia, com um faturamento de R$ 4 milhões mensais.
Idosos são ‘VIPs’
O gerente da filial, Leonardo Futia, é o grande ‘cineasta’ do Supermarket Botafogo e nos recebeu no salão da padaria. Atuando na região desde novembro de 2023, ele topou o desafio de comandar a loja focando na ‘bilheteria’, ou melhor, na clientela, a quem classifica como ‘coração da loja’.
“Por termos um público muito mais voltado às pessoas da terceira idade, devido a localização do bairro e também a classe social, os colaboradores são instruídos a realizarem um atendimento mais atencioso e personalizado”, afirma o gerente, que conversa diariamente com sua equipe sobre o tratamento mais humanizado com esse público.
Leonardo conta que “muitos clientes entram aqui apenas para conversar”, e levanta uma grande problemática sobre a atenção que esses idosos recebem durante o seu dia. “Houve um episódio, em que uma senhora queria apenas uma informação sobre um uísque, porque queria comprar para a recepcionar o filho. O nosso funcionário parou o que estava fazendo, e foi atendê-la melhor. Ele não apenas conversou com ela, mas indicou o melhor produto para a recepção dele, e no final ela saiu com 4 unidades de uísque no valor de R$ 400,00 cada e, claro, uma amizade”, afirmou.
O gerente diz que esses episódios acabam sendo comuns na loja. “Muitos clientes visitam a loja porque frenquentaram o cinema aqui no passado”, revelou. No dia a dia, o Supermarket Botafogo tem a saída de compras feitas por passagem e raramente famílias realizam a compra do mês no mercado. “De segunda a sexta, o movimento é muito alto. Mas ele cai aos finais de semana”, explica.
E o cinema?
Leonardo, que é funcionário há 8 anos do Supermarket, revela que a loja opera “sem nenhum problema” desde que chegou, reforçando a informação de que grande parte da estrutura do antigo Cine Ópera foi reutilizada durante as obras do mercado.
Caminhando pelos corredores antes de chegar ao salão do FLV é possível ver que as arquibancadas do antigo Cine Ópera estão lá. Em toda parte, memórias e ‘easter-eggs’ da época de ouro do cinema preto e branco também foram mantidas.
“Eu gosto de vir aqui e trazer meus netos, toda vez eles se encantam com o cinema. Eles não acreditam que as coisas eram em preto e branco”, conta Carlos Emmanuel, de 60 anos e professor de música, morador do bairro.
“A estrutura toda é de cinema, lá em cima no depósito ainda temos a sala de projeção. E temos um projeto bacana para resgatar o antigo projetor”, revelou Leonardo, que apontou para a parede branca que será usada como ‘tela’ para mostrar promoções e outras ações do Supermarket em um movimento interessante de retail media bem criativo e lúdico.