GESTÃO ESTRATÉGICA DE SUPERMERCADOS

Programa Avançado para Executivos de Supermercados

INÍCIO: 02 de Fevereiro de 2021

Você já pensou em ter o título de uma escola de negócios reconhecida mundialmente e elevar o patamar do seu negócio?

ASSERJ e COPPEAD/UFRJ oferecem o Programa GESTÃO ESTRATÉGICA DE SUPERMERCADOS para fortalecer os supermercadistas do Estado do Rio de Janeiro e outras regiões do país através de um conteúdo inovador, visando a capacitação para uma gestão mais assertiva.

90 horas de curso, com aulas 100% online e ao vivo, duas vezes por semana.

Vagas limitadas!

Associado ASSERJ tem 15% de desconto

Programa Avançado para Executivos de Supermercados

Período de inscrição:

a partir de Outubro 2020

 

Os alunos obterão ao final do curso um Certificado de Extensão.

Atenção: Ser graduado não é um pré-requisito para fazer esse curso

 

DATA/HORA: De Fevereiro de 2021 a Julho de 2021 – Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h.

O calendário levará em consideração interrupções pontuais em datas críticas para o Varejo, como Black Friday, Natal, entre outros.

Data de início do curso: 02 de Fevereiro de 2021

CARGA HORÁRIA: São dois encontros por semana, às terças e quintas-feiras, com 3 horas de duração cada encontro.

LOCAL: Via plataforma Zoom

TIPO DE CURSO: 100% online e ao vivo

 

VALOR DO CURSO:

Associados ASSERJ (desconto de 15% já aplicado): 8 x R$ 892,50

Não associado: 8 x R$ 1050,00

 

FORMA DE PAGAMENTO:

Os pagamentos poderão ser parcelados em até 8 vezes sem juros, após confirmação da inscrição. O processo de matrícula é realizado diretamente com o setor de contratos do COPPEAD/UFRJ.

 

Método:

 O COPPEAD utiliza métodos ativos de aprendizagem, alçando o aluno a uma posição de protagonista neste processo. Há aplicação de dinâmicas, simulações e casos de ensino, que aproximam o participante das práticas de negócios. O método do caso, desenvolvido em Harvard e utilizado por business schools de todo o mundo, consiste em discutir problemas vivenciados por empresas muitas vezes reais, debatendo lentes teóricas, práticas e especificidades relacionadas ao tema tratado.

O sucesso do método empregado pressupõe a preparação prévia do participante, elevando a discussão e produtividade em aula. Os materiais são disponibilizados antecipadamente, em plataforma digital de acesso exclusivo da turma.

 

Módulo 1: Marketing e Consumer Insights

Disciplinas: Consumer Insights, Trade Marketing e Gestão de Canais e Marketing Digital.

A relevância do varejo passa por desenvolver continuamente um mindset centrado no cliente, através de uma compreensão profunda das dores, desejos e anseios daqueles que visitam a loja (virtual ou física) todos os dias. Neste módulo, nosso ponto de partida será a discussão de técnicas e ferramentas que investigam padrões e tendências de consumo, para em seguida levarmos a visão centrada no cliente para o desenho de canais e das estratégias de comunicação e marketing digital.

 

Módulo 2: Transformação digital do varejo

Disciplinas: Data Science para Varejo, Negociação e Gestão de Fornecedores e Digitalização do Supply Chain.

O negócio do varejo do futuro terá informação e digitalização como dois pilares fundamentais. Primeiro, a gestão do processo de coleta, análise e visualização de dados (como demanda, preços e estoques) para tomada de decisão que garanta a conciliação de eficácia e eficiência. Em segundo, a capacidade de explorar a tecnologia e a digitalização a favor do negócio e como apoiadora de um supply chain resiliente.

 

Módulo 3: Governança, sucessão e gestão de pessoas

Disciplinas: Liderança e Gestão de Pessoas, Valuation para Varejo e Gestão de Empresas Familiares e Sucessão.

A governança de empresas familiares exige o enfrentamento do desafio de equilibrar os interesses familiares, societários e da gestão. Neste contexto, a transição geracional emerge inevitavelmente como um dos temas centrais da discussão sobre o sucesso, crescimento e longevidade da empresa familiar.  Este processo é apoiado pela capacidade dos gestores de priorizarem investimentos, avaliarem oportunidades e conduzirem o time na direção correta.

 

Certificado

Os alunos que completarem o programa Gestão Estratégica de Supermercados com frequência mínima de 85% e avaliação de desempenho igual ou superior a 2 (em uma escala 0 a 3) recebem o certificado de conclusão do curso emitido pelo Coppead.

Os demais, receberão o certificado de participação do curso.

 

Coordenação acadêmica: Professor Leonardo Marques

PhD em Business & Management pela University of Manchester (2016), Mestre em Administração pelo COPPEAD-UFRJ (2004) e Bacharel em Engenharia de Produção pela POLI-UFRJ (2000), com dignidade acadêmica Cum Laude.

Possui 18 anos de experiência profissional equilibrando passagens como executivo, consultor e instrutor in company, tendo trabalhado com empresas de diversos setores como varejo (Richards, Leader Magazine, Lojas Renner, Grupo Dufry), bens de consumo (O Boticário, L’Oreal, Hersheys), indústria (Halliburton, Technip, Tenaris, Siemens, Schott) e mídia (TV Globo).

Entre 2005 e 2014 lecionou part-time no COPPEAD e desde 2015 é professor full-time nos cursos de Mestrado, Doutorado e MBA Executivo. Seu rol de disciplinas inclui Gestão de Operações, Supply Chain Management e Gestão de Projetos. Foi Diretor da Alumni Coppead no biênio 2017- 2018.

Desde 2018, é professor visitante da Audencia Business School, na França. Em março de 2018, Leonardo foi eleito para o Comitê Executivo do IPSERA – International Purchasing and Supply Education and Research Association, associação internacional de Compras e Gestão de Suprimentos. Na pesquisa acadêmica, foca em sustentabilidade, inovação e cultura em redes de suprimento, tendo publicado em periódicos de destaque internacional como Production Planning & Control, Supply Chain Management: An International Journal, International Journal of Productivity and Performance Management e Journal of Supply Chain Management; neste último recebeu a menção honrosa do prêmio Harold E. Fearon Best Conceptual Paper em 2016. Atualmente co-coordenador do Centro de Inovação & Sustentabilidade e coordenador da Cátedra em Transparência em Redes de Suprimentos. Sua pesquisa é financiada pela C&A Foundation e pelo Instituto-e.

Os Professores que lecionarão no Treinamento Gestão Estratégica de Supermercados são professores do corpo funcional do Coppead e Doutorando com grande experiência no setor.

 

Para mais informações:
(21) 2584-6339
https://asserj.com.br/saa