IA no setor de laticínios? Sim! Conheça a estratégia digital da Piracanjuba
Quando pensamos em tecnologia, normalmente imaginamos soluções caras, complexas, quase futurísticas. Entretanto, o Grupo Piracanjuba desmitificou essa ideia impulsionando a transformação digital da empresa e já colhe frutos dos investimentos em tecnologia e inteligência artificial.
A empresa do setor de laticínios adotou o RISE with SAP – solução em nuvem que utiliza tecnologias integradas, incluindo IA, machine learning e funções analíticas avançadas – para otimizar as operações, melhorar a performance e reduzir riscos, ao mesmo tempo em que habilita novas funcionalidades e integrações de sistemas essenciais para o crescimento do negócio.
O projeto digital começou a ser implementado em agosto de 2022, com go live (momento em que está pronto para utilização) em janeiro de 2023. A empresa conseguiu migrar rapidamente suas operações críticas para o RISE with SAP, modernizando a plataforma tecnológica e integrando ferramentas que melhoram a experiência do usuário, e possibilitam mais segurança, eficiência e conectividade com sistemas externos. Este avanço permite à companhia operar com mais agilidade e atender à demanda de maneira mais segura, garantindo que seus produtos estejam sempre disponíveis nas gôndolas dos supermercados.
Benefícios e impacto para o negócio
A implementação do RISE with SAP reflete a visão estratégica do Grupo Piracanjuba de investir em inovação digital para apoiar o crescimento e a evolução do negócio. Entre os benefícios, a empresa destaca a redução de custos com licenciamento e infraestrutura; ampliação de licenças para novas soluções de TI; capacidade analítica habilitada, mobilidade nos acessos e modernização de aplicações; melhor performance operacional e simplificação da automação de processos, com mais de 650 transações SAP homologadas e 7.300 atividades de testes realizados durante o projeto.
A execução envolveu mais de 100 colaboradores e parceiros, incluindo 68 usuários-chave e 27 áreas diretamente impactadas. Com mais de 450 atividades de pré-implementação e 55 comunicados internos para alinhamento, o projeto contou com a dedicação de uma equipe técnica de mais de 50 pessoas e a participação de 30 consultorias parceiras.
“O projeto trouxe um avanço significativo em termos de estabilidade e performance, o que impacta diretamente nossos processos de fabricação e distribuição. Com o ambiente modernizado, conseguimos expandir o número de usuários e oferecer uma plataforma escalável para novos projetos, como o sistema de gestão de transportes e de armazém,” afirma Fernando Cunha, gerente de Tecnologia e Inovação do Grupo Piracanjuba, em entrevista exclusiva para a ASSERJ.
Transformação na gestão de processos e operações
O Grupo Piracanjuba, originário do interior de Goiás, reúne as marcas Piracanjuba, Emana, LeitBom e as licenciadas Almond Breeze, Ninho e Molico (leite longa vida), com mais de 200 produtos no portfólio. São sete unidades fabris, 16 postos de recepção de leite, e parque industrial com capacidade de processar até 6 milhões de litros de leite por dia, além de fazendas de eucalipto e programas de educação continuada. Com uma equipe de mais de 4 mil colaboradores e 8 mil produtores rurais parceiros, a empresa ampliou a escalabilidade e a segurança de suas operações.