Hoje é Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Os supermercados não só estão preparados para atender a este público, como são espaços altamente estimulantes para seu desenvolvimento
Criado pela ONU, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo tem o objetivo de levar informação à população para reduzir o preconceito contra pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
De 2022 a 2023, no Brasil, o número de crianças e adolescentes autistas matriculados em salas de aula comuns, junto com alunos sem deficiência, aumentou 50%: saltou de 405.056 para 607.144, segundo dados do Censo de Educação Básica. O que representa a inclusão dessas pessoas no contexto social.
Neste sentido, as redes fluminenses já estão preparadas para atender aos clientes autistas com vagas exclusivas de estacionamento, sinalização nos checkouts, filas preferenciais no açougue e na rotisseria e treinamento dos funcionários. Sem falar na experiência que proporcionam. Os supermercados se tornaram espaços de convivência que podem ajudar no desenvolvimento de crianças autistas. Com uma profusão de cores, aromas, sabores e milhares de produtos, a área de vendas de um supermercado é um verdadeiro campo exploratório para elas. Pegar uma fruta e sentir a textura da casca, ver uma figura colorida num pacote de biscoitos, cheirar um sabonete. São muitas as possibilidades sensoriais, de conhecimento e aprendizado.
A influenciadora Nati Affonso, mãe de uma menina autista, relatou sua experiência no YouTube: “Vim dividir com vocês um pouco do que já vivi nesses anos de diagnóstico ao ir no supermercado com minha filha autista. Quantos progressos e oportunidades dentro dessa atividade rotineira. Acredite no autista e no seu poder de pai/mãe protagonista no tratamento do autismo.”
O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.