Heineken investe em retail media, aumenta conversão e reconquista base de clientes
Conheça a estratégia da cervejaria para refidelizar clientes do Grupo Pão de Açúcar
Na tentativa de refidelizar um público que era fã do seu produto, mas parou de consumi-lo, o Grupo Heineken contratou a relevanC, uma adtech francesa especializada em estratégias de retail media. Foi desenvolvida, então, uma campanha no Dia Mundial do Hambúrguer, em 28 de maio, em parceria com o Grupo Pão de Açúcar (GPA) com a venda do combo cerveja e hambúrguer.
Com o cruzamento da base de fãs engajados da Heineken com a base de clientes fidelidade do Grupo Pão de Açúcar (GPA), a cervejaria aumentou a taxa de conversão, reconectou-se com clientes “perdidos” e obteve aumento no valor gasto em compras no supermercado.
De acordo com o detalhamento da ação, publicado na revista Consumidor Moderno, a campanha aproveitou a colaboração entre as duas empresas para direcionar estratégias a dois grupos distintos: os chamados Buyers, composto por indivíduos que adquiriram a cerveja Eisenbahn pelo menos uma vez nos últimos seis meses; e a segmentação Shoppers, que engloba os demais clientes, inclusive com a base fiel do Grupo Pão de Açúcar e a base engajada da Heineken.
Conversão
A análise dos resultados revelou que aproximadamente 20% das conversões do grupo Shoppers foram provenientes de clientes que não haviam comprado cerveja no Grupo Pão de Açúcar por pelo menos um ano, indicando um retorno desse público ao varejista em busca do produto em destaque. Na comparação entre as segmentações Buyers (pessoas que adquiriram a cerveja nos últimos seis meses) e Shoppers (demais clientes da base fiel do GPA e base Heineken), observou-se:
• Um aumento de +17% na taxa de abertura de e-mails do público Buyers;
• Crescimento de +13% na taxa de cliques dos Buyers;
• Aumento de +57% no valor médio das compras para o público que comprou no período anterior;
• Uma taxa de conversão quase 7,7 vezes maior em comparação com o público que não consumiu os produtos nos últimos meses.
Na prática, a integração dessas bases de dados impulsionou as conversões. O cruzamento de dados foi crucial para o Grupo Pão de Açúcar e a Heineken não perderem uma oportunidade significativa de venda.
Num mercado altamente competitivo, firmar parcerias pode ser a chave para novas conquistas e novos resultados!