Qual o futuro dos supermercados para o CEO do Grupo Disco Uruguay?

O setor supermercadista está passando por uma grande transformação. Com a concorrência cada vez mais diversificada, que inclui desde lojas especializadas até restaurantes e farmácias, as redes precisam inovar para atrair e fidelizar clientes. Para Jean Christophe Tijeras, CEO do Grupo Disco Uruguay, o futuro dos supermercados não está apenas na venda de produtos, mas na oferta de soluções completas para os consumidores.
“O futuro não é vender produtos, mas oferecer soluções”, afirma Tijeras. Segundo ele, a empresa percebeu que precisava reinventar o conceito de hipermercado e investir em novos formatos de atendimento e experiência. “Ouvimos em muitos lugares que ‘o hipermercado morreu’. Mas o que fizemos no Uruguai? Simplesmente o mudamos para a mente do cliente.”
Tijeras revela que a estratégia do Grupo Disco envolveu quatro pilares principais: ambientação, qualificação da equipe, simplificação de processos e soluções voltadas ao cliente. Para implementar essas mudanças, a empresa buscou referências em outros mercados. “Visitamos diversos países para entender as melhores práticas. Na Espanha, por exemplo, aprendemos sobre soluções para alimentos prontos”, conta o executivo.
Outro ponto crucial foi o investimento em metodologias de gestão e eficiência operacional. “Trabalhamos com category management (Cat Man), produtos de grande consumo (PGC) e aplicamos metodologias como os 5S do Carrefour”, frisa Tijeras. O resultado foi um crescimento significativo: o hipermercado reformulado ampliou sua base de clientes e registrou um aumento de 20% nas vendas em dólares.
A modernização do modelo de negócios foi realizada em um curto espaço de tempo. “Fizemos essa transformação em apenas seis meses, com uma reforma concluída em quatro meses. Trabalhamos durante a noite, sem fechar o local, mas o planejamento levou um ano e meio”, revela.
Para o CEO do Grupo Disco, o sucesso da iniciativa não estaria completo sem a participação ativa dos colaboradores. “Nossa equipe é a peça-chave desse sucesso, não apenas a diretoria ou um líder específico. É essencial envolver todos os funcionários.” Como parte desse processo, os colaboradores participaram diretamente das mudanças, inclusive viajando para conhecer novos modelos de mercado. “Muitos tiraram passaporte pela primeira vez. Além de ser um reconhecimento para eles, essa experiência foi transformadora”, destaca Tijeras.
Com essa abordagem inovadora, o Grupo Disco Uruguay prova que o supermercado do futuro vai muito além das gôndolas e dos caixas. A estratégia vencedora é criar valor para o cliente, tornando o ato de comprar uma experiência cada vez mais completa, personalizada e eficiente.