Foco no cliente! Aprendizados do 3ºdia da NRF 25 para o varejo supermercadista

A 114ª edição da NRF apresentou tendências de todo o setor de varejo que podem e devem ser aproveitadas pelos nossos Associados. Até nichos fora do contexto supermercadista, trazem lições que merecem nosso olhar atento porque tem foco no cliente.

  • Inovação com propósito

No case da Lululemon Athletica, do segmento de moda, o CEO Calvin McDonald ressaltou a importância da inovação com propósito. O executivo identificou uma oportunidade de negócio ao focar as necessidades específicas das mulheres e desenvolveu um tênis de performance para elas que têm tudo para ser um sucesso. Antes, a linha de calçados só oferecia opções masculinas.

Aqui no Brasil, também temos grandes oportunidades neste sentido. Pela primeira vez, as mulheres chefiam metade dos domicílios brasileiros, de acordo com o último Censo do IBGE, e em 10 estados o percentual de lares com responsáveis femininas ultrapassa os 50%, como no Rio de Janeiro, que chega a 52,3%.

A estratégia da Lululemon se baseia em comunidade e inovação, conectando-se com o público jovem por meio do digital, redes sociais e influenciadores.

Este case mostra como as comunidades digitais podem impulsionar marcas e serve de inspiração para varejistas, inclusive supermercados, que também possuem suas próprias comunidades locais. A reflexão aqui é: como você pode engajar a comunidade ao redor da sua loja e criar conexões reais?

  • Fechando a lacuna entre o físico e o digital

Especialistas da Strata Vision apresentaram como a tecnologia está ajudando os varejistas a compreender melhor o cliente e otimizar as operações nas lojas físicas.

O CEO Bjorn Peterson enfatizou que “com a visão computacional, os varejistas podem mapear o trajeto dos clientes, identificar interações com produtos e entender padrões de comportamento que antes eram invisíveis. Isso torna possível replicar a precisão analítica do e-commerce no ambiente físico”.

O grande aprendizado do dia é que o foco deve ser no cliente: ele busca uma experiência positiva, sem obstáculos e fricções, e espera que as marcas ofereçam conveniência, personalização e inovação. “Mais do que promessas, estamos falando de soluções reais e disponíveis. Agora, cabe a cada um de nós dar o próximo passo rumo a esse futuro”, afirma o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, que esteve nos três dias de evento visitando estandes e participando de diversas palestras voltadas para o setor.

Por Publicado em: 15 de janeiro de 20250 Comentários