Festival do Espumante: oportunidade de vendas num mercado em expansão

Supermercados Guanabara promove até domingo ‘Festival do Espumante’ para alavancar vendas da bebida

Nada melhor do que se refrescar com um espumante bem gelado neste calorão do Rio de Janeiro. Seja para acompanhar petiscos, frutas, pescados ou saladas, a bebida borbulhante tem ganhado cada vez mais adeptos. De olho nessa demanda e para diminuir o estoque abastecido para as festas de fim de ano, o Supermercados Guanabara promove até domingo (9), o Festival do Espumante nas 27 lojas distribuídas no Rio, Grande Rio, Baixada Fluminense e Região Metropolitana.

São mais de 50 marcas disponíveis de rótulos nacionais e importados para todos os perfis de consumidores.

Entre os nacionais, destacam-se os rótulos das Cooperativas Garibaldi, São João, Nova Aliança, Casa Perini, Casa Valduga, Chandon e Salton, recentemente premiados no Concurso Internacional de Vinos y Licores La Mujer Elige 2024, realizado em dezembro, na Argentina. Já entre os importados, os consumidores podem encontrar grandes nomes como Moët & Chandon e Veuve Noire (França), Freixenet (Espanha) e Riccadonna (Itália), todos com preços especiais.

Para aqueles que preferem champanhe, a rede também aposta na venda de Veuve Clicquot e Perrier-Jouët. Embora não estejam em promoção, esses rótulos de prestígio atraem consumidores que aproveitam a ocasião para abastecer suas adegas com produtos de alta qualidade.

O evento destaca a diversidade e a qualidade das produções locais e internacionais, além da ampla variedade oferecida pelo Guanabara.

Segundo o comprador da área de bebidas, Gilberto Torteloti, a popularização do espumante tem levado o estoque do produto a ser reforçado com mais frequência.

“Para atender à demanda do festival, o estoque da rede foi reforçado em mais de 15%. Nós temos percebido que os espumantes têm ganhado cada vez mais destaque nas nossas vendas e deixado de ser associado apenas às celebrações. Identificamos que houve um aumento no consumo cotidiano”, explica Torteloti.

Estratégias de vendas impulsionam o consumo

A gestão de categoria tem um papel fundamental na estratégia de vendas da rede e o gerente da filial Barra da Tijuca, Cláudio Figueiredo, aproveitou as técnicas de cross selling, ou venda cruzada, para oferecer produtos complementares.

As bebidas estão organizadas de maneira a incentivar o consumo, com taças estrategicamente posicionadas junto às garrafas na adega e também  as gôndolas próximas aos setores de mercearia e laticínios foram abastecidas com os espumantes. Assim, econtramos as bebidas ao lado do bacalhau, dos petiscos e queijos especiais. Essa disposição facilita a escolha do consumidor e aumenta as vendas do segmento e , além disso, os clientes podem levar as bebidas geladas sem acréscimo no preço.

O crescimento do consumo de vinhos e espumantes é uma tendência consolidada no Brasil. Nos últimos 12 anos, o número de consumidores regulares da bebida dobrou de 22 milhões em 2010 para 44 milhões em 2022, segundo dados da Wine Intelligence. Entre 2016 e 2021, mais de 20,2 milhões de litros de vinho foram consumidos no país, e a expectativa é que esse número dobre até 2026, conforme aponta a Euromonitor International.

Perfil do consumidor brasileiro e a preferência por experimentação

O perfil do consumidor de vinhos e espumantes também está mudando. As mulheres, por exemplo, passaram a ter maior participação nesse mercado. Em 2019, elas representavam 47% dos consumidores regulares, percentual que subiu para 54% em 2022, refletindo melhor a distribuição da população brasileira.

Além disso, o consumidor brasileiro tem se mostrado cada vez mais aberto à experimentação. Segundo a Wine Intelligence, 70% dos brasileiros estão dispostos a provar novos tipos e estilos de vinho, um índice superior ao de países com mercados mais maduros, como Estados Unidos (51%) e Inglaterra (43%). O crescimento do e-commerce tem sido um fator determinante para esse fenômeno, permitindo que os consumidores explorem rótulos de diversas regiões do mundo.

Borbulhas em alta no mercado brasileiro

O mercado de espumantes segue em ascensão. Dados da Ideal Consulting mostram que o segmento nacional cresceu 2% em 2022, enquanto os importados tiveram um crescimento expressivo de 28%, atingindo uma participação de mercado de 17%. Especialistas acreditam que essa evolução continuará em ritmo acelerado, superando o crescimento dos vinhos tranquilos (aqueles que não possuem gás carbônicos).

Esse aumento pode ser explicado por vários fatores, como o reconhecimento da qualidade dos espumantes brasileiros, o investimento em marketing por parte dos produtores e a crescente demanda dos consumidores. O espumante também tem conquistado espaço em diferentes ambientes. Hoje, é possível encontrá-lo nas praias, ao lado de bebidas tradicionais como cerveja e caipirinha.

Segundo especialistas, a versatilidade do espumante é um dos motivos para seu sucesso. “É uma bebida social, descontraída e versátil, capaz de agradar até quem prefere bebidas mais doces”, explica Rodrigo Lanari, especialista em negócios do vinho e fundador da consultoria WinextLanari.

Brasil brilha em premiação internacional

O ano de 2024 terminou com mais uma conquista para os vinhos e espumantes brasileiros. No Concurso Internacional de Vinos y Licores La Mujer Elige, realizado em Mendoza, Argentina, os rótulos brasileiros receberam 83 prêmios. O grande diferencial da competição é que o júri é 100% feminino, composto por enólogas, sommeliers e jornalistas especializadas.

Com um mercado aquecido, uma base de consumidores em crescimento e um setor cada vez mais profissionalizado, o futuro dos espumantes no Brasil promete muitas borbulhas e celebrações.

E você, associado, o que está fazendo para aumentar as vendas dessa categoria no seu supermercado?

 

Por Publicado em: 7 de fevereiro de 20250 Comentários