Festa Junina: itens para o São Joao podem impulsionar vendas sazonais
Cestas de festa junina têm tido aumento no valor dos principais itens como doces industrializados e vinho
Com a despedida de maio e a chegada de junho, diversas regiões brasileiras iniciam os preparos para as tradicionais festas juninas, dedicadas a São João, Santo Antônio e São Pedro. Segundo um levantamento da Scanntech, a tradicional cesta de festa junina registrou um crescimento de 17% no período sazonal (junho e julho) em comparação com a média anual.
Destrinchando o número apresentado na pesquisa, os doces industrializados tiveram um crescimento de 28%, seguido pelo vinho, com 27%. Outros itens como o milho de pipoca (23%), coco ralado (20%) e amendoim(19%), fecharam a lista dos itens com o maior crescimento.
No faturamento, a categoria de vinho se destacou como a mais relevante, representando 28,6% das vendas totais, enquanto a farinha de trigo seguiu com uma participação de 11,3%. Nos meses de junho e julho, a cesta junina alcançou 3,59% e 3,30% de share, respectivamente.
“A construção de festas juninas personalizadas tem crescido bastante, é uma grande oportunidade para os supermercados reunirem, dentro de cestas, vários itens que podem compor uma confraternização entre familiares, amigos e trabalho. É uma grande chance de aumentar o seu ticket médio por meio da diferenciação“, afirmou Walquyria Majeveski, consultora de varejo da ASSERJ.
Por região, os itens mais usados nas festas juninas apresentaram uma boa performance no Sul do Brasil, com 3,99% no período, puxada pela categoria de vinho. Em seguida, Nordeste (3,68%), Sudeste (3,34%), Centro-Oeste (2,73%) e Norte (2,32%).