Expectativa para a economia brasileira nos próximos três meses é de desaceleração; saiba como os supermercadistas podem otimizar suas operações

A expectativa para a economia brasileira nos próximos três meses é de desaceleração. Economistas apontam para juros mais altos, condições financeiras desfavoráveis e menores estímulos fiscais como fatores que podem impactar negativamente o crescimento econômico. A previsão é de que o PIB cresça em torno de 2% em 2025, após uma alta estimada de 3,5% em 2024.

Considerando esse cenário, e com intuito de apoiar os supermercadistas, o consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, faz algumas recomendações:

  • Estabelecer um controle rigoroso de despesas: é prudente adotar uma postura cautelosa em relação a grandes investimentos. Concentrar-se em otimizar a eficiência operacional e minimizar desperdícios pode ajudar a garantir a rentabilidade.
  • Expandir de maneira estratégica: avaliar oportunidades de expansão que estejam em sintonia com as tendências de mercado, como o crescimento do e-commerce e práticas sustentáveis. Considerar a abertura de novas lojas ou o aumento da presença online em áreas com demanda elevada pode ser uma estratégia vantajosa.
  • Acompanhar o mercado e revisar estratégias: manter-se informado sobre a economia e ajustar as estratégias de negócios conforme necessário. A capacidade de adaptação e flexibilidade é essencial em períodos de incerteza.

O presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, ressalta a importância de observar as especificidades: “Cada modelo de negócio tem suas próprias características e necessidades, então essas estratégias devem ser adaptadas à realidade de cada empresa”.

Não deixe de acompanhar as notícias aqui no nosso site e seguir os perfis do Instagram ASSERJ, Fábio Queiróz e LinkedIn ASSERJ e Fábio Queiróz para ficar sempre atualizado.

Por Publicado em: 7 de janeiro de 20250 Comentários