Estratégia simples que pode aumentar o faturamento da loja
Revisão de sortimentos e organização das gôndolas fazem toda a diferença para ajudar a melhorar os lucros
Todo empresário sonha descobrir o segredo do sucesso para o seu negócio. Mas se não for possível chegar até essa fórmula mágica, pelo menos dá para trilhar um importante caminho rumo a bons números para o empreendimento. Esse trajeto passa por uma acertada organização dos produtos à venda na loja, conforme mostrou uma apresentação feita pela Ambev durante o IV Fórum Rio de Janeiro de Integração Varejo & Indústria, realizado pela SA + Ecossistema de varejo, em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), na última quinta-feira (29), no hotel Windsor Barra, na Barra da Tijuca.
Na apresentação, representantes da Ambev mostraram através de números como a estratégia pode trazer resultados positivos para o varejista, levando para o fórum casos de lojas que a empresa está fazendo o gerenciamento de categorias. Um dos exemplos aconteceu na categoria de água, isotônico, energético e tônica. Antes das mudanças feitas pela Ambev, havia formatos de gôndola onde as categorias não estavam necessariamente organizadas ou claras para os consumidores. “Simplesmente fazendo essa revisão de sortimentos e organizando essa visão para o consumidor, a gente conseguiu 12% de faturamento incremental nessas lojas”, contou Manuela Branco, diretora nacional de trade da empresa.
Um aumento no faturamento também foi observado na parte de drinques prontos com o uso da mesma tática. “Essa é uma categoria menos óbvia para os clientes, é mais recente. Antes, essas categorias estavam junto com cerveja, sem nenhuma comunicação. Muitas vezes, o consumidor pegava a latinha e não sabia se era feito com vodca, com gim, com saquê, o que era aquilo. Então, essa simples organização e revisão do sortimento trouxe um faturamento de mais 14% incremental nesses casos”, afirmou Manuela.
A apresentação da Ambev também destacou a importância de a indústria entender quais são os principais formatos do varejo e as necessidades diferentes dos consumidores de cada um deles, com base em um estudo realizado pela empresa. “Imagina eu, Manu, estou lá no hiper. Posso encontrar uma série de dificuldades. De repente, a experiência pode não ser tão rápida, eficiente, mas uma coisa que eu, como shopper do hiper, não abro mão é sortimento. Então, se a gente já sabe, estudando a missão desse shoppper dentro da categoria de cervejas, que o top 1 necessidade é sortimento, isso muda nosso papel como indústria nessa construção com vocês (do varejo). Se eu entendo que é sortimento nessa base de clientes, o passo um é revisar o portfólio”, explicou a diretora.
Segundo Manuela, o mais importante para o consumidor do formato super é experiência. “É sobre ambientação, sobre materiais, sobre coisas que consigam encantar mais os clientes quando nesse formato”, esclareceu a diretora, que apontou ainda que economia é a prioridade do consumidor no formato cash and carry e rapidez é o desejo principal na categoria vizinhança. No on-line, o cliente quer a facilidade de encontrar tudo o que tem no off-line no ambiente digital.
Outro ponto abordado foi a digitalização das promoções. A Ambev desenvolveu um modelo no qual uma plataforma gratuita é integrada à frente de caixa da loja. Já no checkout, após o sistema identificar a compra de produtos da promoção, o cliente é questionado se aceita participar da ação. Ao aceitar, o consumidor recebe um SMS com instruções para receber o benefício.
A apresentação deu para os supermercadistas que estavam no evento um importante panorama sobre a disponibilidade de recursos que o varejista possui para fazer um melhor gerenciamento de categorias e otimizar os canais de venda para o consumidor, obtendo como resultado o aumento das margens.