DATA: 09/11/2018
HORÁRIO DE INÍCIO: 9h
CARGA HORÁRIA: 8 horas
LOCAL: Rua do Arroz, 90 – 4º andar – Grupos 443 a 466 – Mercado São Sebastião – Penha – Rio de Janeiro
OBJETIVO: Apresentar metodologia para identificação e tratamento de ocorrências, multas, reclamações de clientes e outros desvios por meio do uso adequado das ferramentas da qualidade para a identificação das causas principais dos problemas. Além da priorização de soluções buscando a eliminação definitiva dos problemas e a melhoria dos processos.
METODOLOGIA: Exposição dialogada, atividades interativas e exercícios.
PÚBLICO ALVO: Gerentes, supervisores, encarregados e líderes de equipes.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- A gestão dos problemas (ocorrências);
- As ferramentas de resolução de problemas;
- “Poka Yoka”;
- “Brainstorming”;
- Diagrama de causa e efeito;
- Fluxogramas;
- Diagrama de Pareto;
- Técnica dos Porquês;
- PDCA;
- MASP, Metodologia de Análise e Solução de Problemas;
- Matrizes de decisões (GUT, VIC).
APRESENTAÇÃO: Beatriz de Carvalho Soares – Mestra em Gestão e Estratégia em Negócios pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, especialista em gestão do conhecimento pela COPPE – UFRJ, em gestão pela qualidade total pela Universidade Católica de Petrópolis, profissional com mais de 20 anos de experiência em gestão e treinamento empresarial, implementação de sistemas de gestão da qualidade, ambiental e de segurança e saúde no trabalho e sistemas integrados, engenheira eletricista, participação em seminários em gestão de negócios e energia renovável no Japão e Alemanha.