DATA: 24/10/2019

CARGA HORÁRIA: 8 horas: de 9h às 17h

LOCAL: Rua do Arroz, 90 – 4º andar – Grupos 443 a 466 – Mercado São Sebastião – Penha – Rio de Janeiro;

OBJETIVO: A busca pela superação da satisfação do consumidor não é uma luta isolada do varejista ou atacadista. Ela se inicia no fabricante, passa pelo distribuidor e termina no próprio consumidor. Os desafios da competitividade tornam as estratégias de trade marketing, merchandising e de gestão de produtos por categorias em fatores críticos de sucesso. Neste módulo entenderemos como ocorrem os processos da cadeia de valor que reúne produtores, distribuidores e consumidores em um único corpo que tem como propósito oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades e desejos do mercado.

METODOLOGIA: Exposição teórica dialogada, com apoio de material didático, exercícios e dinâmicas de grupo.

PÚBLICO-ALVO: Gestores de lojas, produtos ou de categorias de produtos, diretores e gerentes de compras em supermercados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

– O que é Trade Marketing e qual é o seu objetivo?
– Relação Indústria x Supermercado – a cadeia de valor
– Alianças estratégicas indústria x supermercado
– Como praticar Trade Marketing?
– O que são Merchandising e Gestão de Produtos por Categorias (GPC);
– O que o Trade Marketing tem a ver com o Merchandising de loja e a Gestão de Produtos por Categorias?
– Quem são os players do Trade Marketing, do Merchandising e da GPC?
– A organização de produtos como um fator crítico de sucesso;
– Como praticar o Merchandising Sensorial;
– Como criar categorias de produtos;
– Principais passos para a implementação da GPC;
– Quais são as principais táticas da GPC;
– Diferenças entre compradores e consumidores. Por que é importante compreender isto?
– Práticas comuns e inovadoras em GPC.

APRESENTAÇÃO: Marcos Rabstein  Engenheiro de Sistemas (PUC-RJ 1981), Pós Graduado em Marketing (UGF-RJ 2001). Acumula 16 anos de experiência em TI e atua em Planejamento e Gestão Empresarial, com foco em Marketing e Recursos Humanos desde 1998, tendo ocupado cargos executivos no Citibank, no Bozano Simonsen, na Tintas International e na Confederação Nacional da Indústria (CNI). Tem grande experiência em consultoria e treinamento (desde 1987). É sócio das empresas M2All Consultores. Atua em consultorias e treinamentos em planejamento e gestão do varejo de alimentos desde 2008. Atua em coaching empresarial, executivo, de equipes, tendo sido formado pelo Instituto Holos. Tem certificação internacional como consultor CMC (Certified Management Consultant) pelo IBCO, afiliado ao ICMCI (International Council of Management Consulting Institutes). Possui experiência diversificada nos vários setores da economia, em especial 6 anos no segmento de supermercados e restaurantes. Coautor de 4 livros: “Ser mais com palestrantes campeões”, “Manual das Múltiplas Inteligências”, “Consultoria Empresarial – os melhores consultores do Brasil apresentam casos práticos e seus benefícios após trabalhos profissionais notáveis” e e “Estratégias empresariais para micro e pequenas empresas”. Autor do ebook “”Quanto você vale no mercado? Conheça o perfil do profissional do século XXI” (Amazon.com.br).

Para mais informações:
(21) 2584-6339
[email protected]