DATA: 09/08/2019
CARGA HORÁRIA: 8 horas: de 9h às 17h
LOCAL: Rua do Arroz, 90 – 4º andar – Grupos 443 a 466 – Mercado São Sebastião – Penha – Rio de Janeiro
OBJETIVO: Sensibilizar e abrir consciência para as consequências da má utilização do plástico, informar sobre as os resultados negativos sobre consumo e descarte inadequados do material, apresentar novas perspectivas e caminhos de solução, e construir dicas para melhores práticas e diálogo junto ao consumidor.
PÚBLICO ALVO: Líderes de frente de caixa.
METODOLOGIA: Utilizamos a ‘Teoria U’ (Dr. Otto Scharmmer_Colab_ MIT Sloan Management School_Presencing Institute – www.presencing.com/theoryu. Metodologia social de aprendizado coletivo com o propósito de preparar indivíduos para os desafios atuais, que envolvem o bem-estar do indivíduo, do planeta e das futuras gerações. O processo é vivido em 3 fases macro: sentir, presenciar e realizar..
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Co.Iniciar – dinâmica de reconhecimento e intenções, individuais e coletivas para a jornada
convite para a mudança de perspectiva
Co.Sentir – apresentação do cenário de impacto do plástico na nossa vida: oceano, ar, floresta, comida e nosso corpo, contextualização da sacola plástica (dinâmica de perguntas e respostas)
Co.Inspirar – exibição de casos de inovação e solução que contribuem para a mudança do cenário (Brasil e Mundo)
dinâmica para a reflexão individual sobre o contexto apresentado
Co.Criar – dinâmica em grupos de idealização livre na construção de um novo cenário (local)
dinâmica de co.criação do guia de dicas para melhores práticas e diálogo com cliente
Co.Finalizar – roda de encerramento.
APRESENTAÇÃO: Claudia Lima – É paraense, comunicóloga, empreendedora social, facilitadora em processos de transformação alimentar e fundadora do Comida é Afeto.
Nos últimos cinco anos, a partir de estudos mais aprofundados sobre o alimento, o sistema alimentar, duas formações em Teoria U, iniciou uma transformação em si, em suas relações pessoais e profissionais. De lá pra cá, busca estar alinhada aos princípios da inovação social, sustentabilidade e da regeneração nas suas relações com a vida através do alimento.
Praticante da comida de verdade, acredita que através das nossas escolhas alimentares, podemos mudar as nossas relações com o mundo.
Reginaldo Albuquerque – Carioca, comunicólogo formado em Marketing pela Universidade Veiga de Almeida. Trabalhou no mercado tradicional nas áreas de administração e comercial. Atualmente, participa em empresas como parceiro estratégico para desenvolvimento de produtos e serviços.
Empreendedor desde 2015, é fundador do Comida é Afeto. É também profissional de mídias sociais e fotógrafo.