DATA: 05/11/2019

CARGA HORÁRIA: 8 horas: de 9h às 17h

LOCAL: Rua do Arroz, 90 – 4º andar – Grupos 443 a 466 – Mercado São Sebastião – Penha – Rio de Janeiro;

OBJETIVO: Este curso é direcionado ao profissional que busca uma qualificação global, em todos os processos na área de produção de alimentos, com isso, busca-se proporcionar ao aluno, habilidades técnicas no planejamento, execução e supervisão para a produção dos alimentos, a fim de garantir padrões de qualidade e segurança nutricional ao consumidor. O curso oferece uma abordagem orientada a processos, integrando a visão técnica e social. Seu conteúdo permite a atualização de preceitos atuais da gestão, ressaltando o alinhamento entre Estratégias, Processos, Projetos e Pessoas, e enfatiza a importância da consistência na definição e no controle de resultados nos três níveis de desempenho, quais sejam: o estratégico, o tático e o operacional.

METODOLOGIA: Exposição teórica, com apoio de material didático e de recursos áudio visuais.

PÚBLICO-ALVO: Nutricionistas, engenheiros de alimentos, veterinários, biólogos, técnicos em nutrição e dietética e outros profissionais que gerenciam empresas produtoras de refeições e outros produtos prontos para consumo ou que trabalham no controle e garantia da qualidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

• Contextualização de qualidade de Alimentos: Conceito e dimensões de qualidade na produção de alimentos;

• Definição de processos na área de alimentos – processos estratégicos, processos de apoio, processos gerenciais;

• Mapeamentos de Processos na área de alimentos: como construir indicadores em processos na área de alimentos;

• O uso da legislação de alimentos baseada em processos de gestão – a visão gerencial através da RDC 216 e o novo código sanitário do Rio de Janeiro;

• Ferramentas de qualidade para gestão de processos na área de alimentos: Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padronizados, APPCC, ferramentas para uso prático de mapeamento de processos em produção de alimentos, controle de processos para riscos microbiológicos.

APRESENTAÇÃO: Danielle Festivo – Nutricionista graduada pela UERJ, Coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital pediátrico, Consultora em Segurança dos Alimentos, Pós-Graduada em Gastronomia Aplicada à Nutrição e em Nutrição Clínica, Funcional, Fitoterapia e Ortomolecular.

Para mais informações:
(21) 2584-6339
[email protected]