DATA: 19/02/2019

CARGA HORÁRIA: 8 horas: de 9h às 17h

LOCAL: Rua do Arroz, 90 – 4º andar – Grupos 443 a 466 – Mercado São Sebastião – Penha – Rio de Janeiro

OBJETIVO: Os consumidores estão cada vez mais exigentes com a alimentação e dispostos a desembolsar um pouco mais para que esta seja saudável e natural. Nesse contexto, a pesquisa Brasil Food Trends 2020 destaca a tendência saudabilidade e bem-estar na alimentação. Para que os pequenos negócios do setor de alimentos e bebidas possam acompanhar essa tendência, este relatório explora os nichos desse segmento, os dados sobre faturamento e o público-alvo, além dos casos de sucesso e ações recomendadas.

O mercado: R$ 93,6 bilhões movimentados em 2016 no Brasil, 12,3% é a média de crescimento ao ano no Brasil, 8% é a média de crescimento em outros países, 5º lugar no ranking mundial desse segmento e orgânicos é o nicho com maior crescimento em 5 anos (18,5%). (Fonte: Euromonitor Internacional)
Podemos subdividir o segmento de alimentos saudáveis em quatro nichos: produtos com acréscimo de nutrientes ômega 3 e cálcio, produtos 100% saudáveis, produtos sem glúten, sem lactose e sem açúcar e orgânicos certificados. (com base nos resultados das pesquisas da Euromonitor e Mintel).

CARACTERÍSTICAS QUE OS CONSUMIDORES VALORIZAM NOS PRODUTOS: O relatório Brasil Food Trends 2020 elenca uma lista de características que os consumidores valorizam em produtos, ao considerar a tendência de saudabilidade e bem-estar, que pode servir de insights e oportunidades de negócios para os pequenos negócios que já trabalham ou desejam trabalhar com este ramo:
Produtos benéficos ao desempenho físico e mental;
Produtos benéficos à saúde cardiovascular;
Produtos benéficos à saúde gastrointestinal;
Para dietas específicas/restritivas/alergias alimentares;
Com aditivos e ingredientes naturais;
Funcionais (com valor nutritivo agregado);
Isentos ou teor reduzido de sal, açúcar e gorduras (better-for-you);
Fortificados;
Diet/light;
Orgânicos;
Energéticos;
Para esportistas;
Minimamente processados;
Vegetais (frutas, legumes, verduras, hortaliças, flores e plantas medicinais);
Com propriedades cosméticas;
Com selos de qualidade de sociedades médicas.

PÚBLICO ALVO: Gestores de produtos ou de categorias de produtos, diretores, gerentes de compras e marketing, gerentes de lojas em supermercados, gerentes, supervisores, encarregados e líderes de equipe.

METODOLOGIA: Exposição teórica, com apoio de material didático e de recursos áudio visuais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

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APRESENTAÇÃO: Danielle Festivo Nutricionista graduada pela UERJ, Coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital pediátrico, Consultora em Segurança dos Alimentos, Pós-Graduada em Gastronomia Aplicada à Nutrição e em Nutrição Clínica, Funcional, Fitoterapia e Ortomolecular.

Para mais informações:
(21) 2584-6339
[email protected]