Aniversario-11-Anos-Serra-Azul-3-scaled.jpg

Serra Azul apresenta metas ambiciosas!

03/08/2025 • Última actualización 4 Meses

Associados em foco
Aniversario-11-Anos-Serra-Azul-3-scaled.jpg

O varejo supermercadista tem feito muito. Faturamento, vendas, empregos gerados, inovações para todos os setores, satisfação do consumidor... a força do nosso setor é demonstrada dia a dia. E certos acontecimentos podem ser vistos como um marco desse momento. O aniversário de 11 anos do Serra Azul é um exemplo. A rede encerrou neste domingo, 3 de agosto, a maior campanha promocional de sua história, o "Caminhão de Prêmios – Aniversário Serra Azul 11 Anos", valorizando o cliente, com o sorteio de mais de R$ 100 mil em prêmios, entre móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e até motos elétricas. Um empreendimento que nasceu como uma quitanda em um bairro de Nova Friburgo, hoje é uma forte rede consolidada, com 8 lojas na Região Serrana. E, claro, em ocasiões como esta, a emoção é algo palpável, principalmente para aqueles que iniciaram essa trajetória de sucesso, como os sócios fundadores Antônio e Rosane Pinto.

Aniversário 11 Anos Serra Azul - Antônio e Rose Pinto

"Nós começamos em São Geraldo com a quitandinha, com a portinha azul... hoje nós temos oito lojas no estado do Rio. Uma em Teresópolis, uma em Cordeiro, uma em Bom Jardim e cinco em Nova Friburgo. Isso é um sonho realizado da família Serra Azul. Brigamos dia a dia, tentando fazer o melhor para a cidade. Estamos aqui para fazer essa festa maravilhosa para a população de Friburgo. Em cada loja nossa nós fizemos uma festinha para celebrar junto com nossos clientes", destacou Antônio Pinto.

A ação de premiação não foi apenas um sorteio. Realizado no estacionamento da unidade Serra Azul Mury, a celebração foi, na verdade, um grande evento para a população local. Música ao vivo, aula de dança, degustações, feira de adoção de pets, parque infantil e até uma ação conjunta com o Hospital Serrano, levando informação e acesso à saúde. Foram inúmeras atividades voltadas ao público e mais de 300 clientes premiados.

Aniversário 11 Anos Serra Azul - 4

"Estamos finalizando agora uma campanha de dois meses. Esse foi o maior investimento já feito pela rede em uma campanha. Um grande ponto que sempre defendi nesse processo é estar próximo das pessoas. E o Serra Azul é isso, é o sorriso, é estar perto das pessoas. Não vendemos apenas arroz e feijão, vendemos carinho, sorriso. Esse evento é para fecharmos com chave de ouro. Sortear esse caminhão de prêmios, mais R$ 100 mil em prêmios, mais de 300 ganhadores, para selar com todo esse carinho que temos com nossos clientes", frisou Matheus Fernandes, gerente de Marketing e Trade Marketing do Serra Azul.

Relacionamento e fidelização: a base para metas ousadas do Serra Azul

Em meio à comemoração pública, uma outra celebração também tomou conta dos bastidores da rede. Afinal, a campanha de aniversário não foi apenas um sucesso de participantes, foi um sucesso comercial. Para participar, os clientes precisaram estar cadastrados no programa Clube Azul e informar o CPF no momento da compra. A cada R$ 200 em compras, um número da sorte era gerado automaticamente, e quem adquirisse produtos de marcas parceiras ganhava números extras. O êxito da ação não veio apenas com a satisfação dos consumidores, mas também com aumento da base de dados e do faturamento do grupo. Ao todo, foram cerca de 400 mil cupons emitidos ao longo da ação, com um aumento de 10,6% no ticket médio.

Aniversário 11 Anos Serra Azul - Matheus Fernandes

"Nosso CRM no início da campanha, contava com cerca de 151 mil pessoas cadastradas. Nosso objetivo, que inicialmente eu achei ambicioso, era agregar mais 4 mil pessoas. Ambicioso, digo, imaginando que já estamos em uma área onde, se juntarmos as quatro cidades onde temos lojas, tem cerca de 420 mil habitantes. Se formos falar de público que realmente compra, faz supermercado, estamos falando de algo em torno de 200 mil, 220 mil pessoas, talvez? E, hoje, estamos com 155 mil pessoas dentro do Clube Azul. Ou seja, o share dessa plataforma já é absurdo por si só. Chegamos nesse KPI importante, crescemos a nossa base e conseguimos ter mais veracidade e proximidade dos dados. Agora, vamos levar isso para as próximas campanhas, seja 'Setembro Imbatível', uma campanha muito forte nossa, ou a própria Black Friday, vamos com mais visão de futuro e, óbvio, levando o melhor para o nosso cliente", explica Matheus Fernandes.

Aniversário 11 Anos Serra Azul - 2

O gerente de Marketing e Trade Marketing do Serra Azul continua: "No passado existia a metáfora do petróleo. Se você furasse um buraco e dali saísse o petróleo, você estava milionário. Você tinha muita coisa. Hoje eu enxergo isso nos dados. Os dados proporcionam ter uma noção maior do que o meu cliente quer, consome e quando consome. E isso facilita o processo do comercial. Isso não só ajuda o marketing, não é só criar campanhas ainda mais criativas, ainda mais impactantes, mas auxiliar o comercial a comprar realmente o produto que faz sentido para aquele cliente. Vale ter 30 opções de whisky, se eu posso ter 10 que fazem mais sentido? Ou eu preciso ter 100 rótulos de vinho em vez de 50? Tudo isso é enxergado, é possível ser visto dentro desse hall de dados que a gente conseguiu captar dentro da campanha".

Além de todos os pontos a se destacar do sucesso da campanha de aniversário do Serra Azul, é preciso pontuar a ambição do grupo, que traçou uma meta ousada de crescimento. Saltar dos R$ 400 milhões de faturamento previstos para este ano para R$ 1 bilhão em 2030.

Sucesso com apoio da indústria

Uma campanha como o "Caminhão de Prêmios – Aniversário Serra Azul 11 Anos" não se faz sozinha. É preciso planejamento, estratégia, relacionamento com o consumidor, mas também muito apoio da indústria e parceiros. E as diversas marcas que deram suporte para a ação, como Ambev, BRF, Coca-Cola, Diageo, Saif, Rei do Frango distribuidora, dentre outras, têm muito o que celebrar junto com o Serra Azul. Apenas como exemplo, a Ambev, que antes tinha um market share de 37,9% na rede, viu suas vendas dispararem, chegando a 80,1%, graças aos holofotes gerados pela promoção.

Aniversário 11 Anos Serra Azul - 1

"Totalmente agradecido pela indústria que tocou a ideia, que embarcou conosco nesse processo, por todos os parceiros mais diversos, que vão desde a indústria e distribuidores a hospital, empresas de animação de festa, que toparam uma ideia tão ambiciosa de levar alegria, possibilidade e gerar laço com o nosso cliente final", exaltou Matheus.

Uma das indústrias presentes, a Mackerduz, incentivou o evento com suas linhas de produtos de limpeza e automotivos, a Saif e Gran Brilho, respectivamente, com apoio da distribuidora Supergiro. "Estamos fazendo uma parceria no supermercado Serra Azul com o aniversário, esse caminhão de prêmios. Hoje foi uma maravilha isso aqui. Somos patrocinadores, mas é muito mais que isso para nós. É uma data importante de promoção para nossas marcas. Estamos muito felizes com o resultado. Uma maravilha!", celebrou Luciano Araújo, representante da Saif.

A ASSERJ parabeniza o Serra Azul pela campanha de sucesso e por sua contribuição ao fortalecimento do varejo supermercadista no estado do Rio de Janeiro, destacando a importância de iniciativas que combinam tecnologia, engajamento e valorização do cliente.