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O que o prato do brasileiro revela sobre a categoria de carnes?

13/10/2025 • Última actualización 1 Mes

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Ao longo da história da humanidade, há um ponto em comum que é capaz de revelar a cultura e os hábitos de um povo: o prato. Entre aromas, cores e variedade, a comida carrega um papel além do nutricional, ela é também um símbolo de tradição e comportamento das populações. E nesse contexto, para os brasileiros, um segmento tem caráter especial, as carnes bovinas, presentes em todos os momentos do consumidor, da rotina do dia a dia à ocasiões especiais, sempre como protagonistas na mesa.

O peso das carnes

Quando falamos sobre o orçamento familiar no Brasil, a categoria de alimentos e bebidas é uma das principais preocupações, concentrando 36% dos gastos de consumo dentro de casa, segundo dados da Kantar.

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Ao dividir o prato do brasileiro, o desenho fica (em % de valor):

  • Outros alimentos (arroz, feijão, macarrão, sal, óleo, etc): 34%;
  • Carnes (bovina, aves, ovos e peixes): 32%;
  • FLV: 17%;
  • Salgadinhos: 9%;
  • Pratos congelados: 7%.

Ou seja, em média, um terço das refeições dos brasileiros é composto pela proteína animal. Desse total, as carnes bovinas se destacam, respondendo por 35% do gasto com proteínas e 24% do consumo total de alimentos.

Além da relevância evidente na divisão do prato, outros dados complementam a análise. Segundo o estudo, as carnes estão presentes em um quarto de todas as ocasiões de consumo. Nos açougues, a categoria mantém sua forte representatividade nas cestas, especialmente nas classes A e B, onde os cortes bovinos lideram em volume e valor.

Olhando dentro do açougue: cortes destacados

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A preferência do brasileiro é clara. 94% dos compradores de proteínas escolhem carne bovina, número que consolida ainda mais a importância do produto na mesa de refeição. Já entre os cortes mais consumidos, de acordo com o levantamento, acém e coxão mole são os mais presentes.

Com tamanho protagonismo, entender a cesta de proteínas, em especial a considerável parte dominada pela carne bovina e seu valor simbólico para o consumidor, é essencial para assimilar o comportamento alimentar e as tendências de consumo ao sortimento e oferecer aos clientes aquilo que de fato procuram, proporcionando uma jornada completa de compra.

Para o varejo supermercadista, esse cenário representa uma oportunidade estratégica. Comunicar-se claramente sobre cortes, procedência e promoções tende a conquistar aderência junto ao consumidor, esclarecendo dúvidas e criando uma forma de fidelização, já que o estabelecimento será, na memória do cliente, um espaço que oferece, além de qualidade, assistência para uma compra essencial ao seu dia a dia - o famoso serviço que fideliza. Oferecer opções de conveniência também é uma excelente forme de ampliar o ticket-médio de uma categoria de alto valor para o público.

Supermercadista, como está o açougue da sua loja?

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