GPA-operacoes.jpg

GPA tem mudanças no comando das operações! Veja detalhes!

23/10/2025 • Última actualización 1 Mes

Associados em foco
GPA-operacoes.jpg

RAFAEL RUSSOWSKY GPA

As movimentações nos bastidores das operações do Grupo Pão de Açúcar (GPA), com alterações nas estruturas de liderança, não param de tomar as manchetes. Dessa vez, a troca é na presidência do GPA. Marcelo Pimentel renunciou aos cargos de diretor-presidente e membro do Conselho de Administração do GPA. Rafael Russowsky assume interinamente o comando da companhia, acumulando as funções de diretor Financeiro e de Relações com Investidores.

A movimentação, comunicada pelo grupo na última quarta-feira, 22 de outubro, é um novo capítulo da reestruturação que o GPA vem promovendo ao longo de 2025, principalmente após setembro, quando a família Coelho Diniz se tornou a maior acionista da operação, com 24,6% de participação.

Vale lembrar que, também nesta semana, no dia 21 de outubro, Décio Chaves Rodrigues apresentou carta de renúncia ao cargo de membro suplente do Conselho Fiscal. Segundo comunicado ao mercado, o Grupo Pão de Açúcar afirmou que a saída não impactará o funcionamento do colegiado, que seguirá com seu titular em exercício.

Família Coelho Diniz

A família é proprietária da rede de supermercados Coelho Diniz, fundada em 1992, em Governador Valadares (MG). Atualmente, a empresa conta com 22 lojas presentes em diversos municípios do interior de Minas Gerais. Já o Grupo Pão de Açúcar vive um período de reestruturação operacional e financeira e a entrada ativa da família Coelho Diniz é vista pelo mercado como um sinal de confiança na sequência da recuperação do GPA.

GPA: momento de mudanças na operação

O Grupo Pão de Açúcar atravessa um momento de grandes mudanças na condução da operação. No dia 1º de setembro, o GPA comunicou que, em meio às recentes movimentações acionárias, Ronaldo Iabrudi dos Santos, então presidente do Conselho de Administração da rede e ex-presidente executivo da companhia entre 2014 e 2018, reduziu sua participação na empresa de 5,6% para cerca de 3,22% das ações ordinárias. Em paralelo, no dia 31 de agosto, o grupo anunciou que a família Coelho Diniz ampliou sua fatia acionária para 24,6% das ações ordinárias da companhia.

Com essa participação, próxima a um quarto do capital votante do GPA, a família Coelho Diniz emergiu como maior acionista individual do grupo, reforçando seu peso estratégico nas decisões e ultrapassando a participação do Grupo Casino, que possui 22,5%. Por conta disso, o grupo mineiro solicitou a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para deliberar sobre uma nova eleição do Conselho de Administração (CA) do Grupo Pão de Açúcar. A chamada dos novos acionistas de peso foi aprovada por unanimidade pelo CA. O movimento, apontado como natural por analistas de mercado, teve como novos capítulos a eleição da nova chapa de candidatos.

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a negociação. O despacho, assinado pelo superintendente-geral, Alexandre Barreto, foi publicado na edição do dia 2 de setembro do Diário Oficial da União (DOU).

A ASSERJ seguirá acompanhando os próximos passos desse grande associado, que contribui tanto para o desenvolvimento do nosso setor, como ficou comprovado pelo Ranking Top 300 IRTT, já destacado em nosso site (CLIQUE AQUI PARA VER A MATÉRIA COMPLETA).