Conecta-Varejo-Dia-3-scaled.jpg

Conecta Varejo: programação do 3º dia!

31/07/2025 • Última actualización 4 Meses

Por dentro da asserj
Conecta-Varejo-Dia-3-scaled.jpg

Estamos cada vez mais perto da nova edição do Conecta Varejo. Neste ano, o encontro acontece entre os dias 12 e 15 de agosto, no Armazém 3 do Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio. Sob o tema "O mundo que transforma o varejo, o varejo que transforma o mundo", o evento será uma avalanche de conhecimento, networking, negócios e muitos debates sobre tecnologia, inovação e o futuro do setor varejista e da sociedade. Vale sempre lembrar que foi o Conecta que inspirou a realização do Rio Innovation Week, levando o seu modelo para além das gôndolas, e se tornou o maior evento global de tecnologia e inovação, que coloca o Rio de Janeiro no centro das atenções das tendências mundiais nos seus 4 dias de atuação. Já listamos todos os motivos do por que você, associado e seus colaboradores, não deve perder (clique aqui para conferir). Dando sequência à nossa série de apresentação da programação de cada dia do evento, vamos ao terceiro dia.

Teremos um dia voltado às temáticas estruturais e de comportamento, abordando questões sobre análise de dados, inovação de liderança e jornada do consumidor, proporcionando reflexões essenciais para o nosso setor e compartilhando estratégias para preparar o seu negócio da melhor forma e se destacar da concorrência.

Dia 3: programação 10h30-11h | Trilha: Talento que Muda o Jogo | Tema: Live Commerce

A abertura do dia será com a trilha "Talento que muda o jogo", em um bate-papo sobre a influência do Live Commerce nas vendas e no engajamento com o consumidor. As apresentadoras Babi, Flávia Bonato e Andréa Bueno trarão abordagens sobre estratégias e ações para destacar seus produtos e como converter transmissões em oportunidades comerciais.

11h15-11h45 | Trilha: Tendências | Tema: Movimentos que redefinirão o mercado em 2027

Na sequência a trilha "Tendências" tomará o palco. Com projeções sobre as propensões que mais despontam para ditar os rumos do varejo nos próximos anos, Priscila Seripieri, head of business & operations da WGSN, trará análises sobre comportamentos e tecnologias que se tornarão parte do dia a dia do setor. A apresentação será repleta de dados, estudos, exemplos e insights para demonstrar como a adaptação rápida e o amadurecimento da capacidade de compreensão das mudanças na sociedade serão exigências de primeira ordem.

12h-12h45 | Trilha: Experiência do Consumidor | Palestra: PwC

Abrindo a trilha "Experiência do Consumidor", a consultoria PwC fará uma palestra, baseada em inúmeros dados, sobre o comportamento do consumidor e como as trajetórias de compra devem ser repensadas de forma a se tornarem mais conectadas, diretas e eficientes, com integração de canais de compra e com o cliente ainda mais centrado nas estratégias.

13h-13h45 | Trilha: Experiência do Consumidor | Tema: Do brinquedo à experiência: a transformação do varejo infantil em um ecossistema de entretenimento

No prosseguimento da trilha, um momento específico de atenção para o público infantil. Em uma conversa sobre o segmento, Thiago Rebello, CEO da Ri Happy, e Renata Feltrin, co-founder da Início | Forwd, apresentaram como o varejo infantil se transforma em algo maior, o ecossistema de entretenimento, onde os pontos de venda se tornam um mundo de experiências diferenciadas para crianças e auxiliam na fidelização de consumo.

14h-14h45 | Trilha: Creators Economy | Tema: Do feed ao carrinho: como a influência move o varejo

Na trilha "Creators Economy" a abordagem da vez será com os holofotes voltados para um contexto que já impacta diretamente no cotidiano, o universo dos influenciadores e o poder de movimentar a atenção e os interesses de consumidores. Os influencers Livian Aragão, Nina Talks e Vitor Halle irão discutir sobre como os criadores de conteúdo se tornam cada vez mais parceiros estratégicos para diversos negócios, dentre eles o varejo. Uma estratégia de influência planejada pode ser capaz de gerar ótimos resultados em faturamento e em fortalecimento de vínculo com clientes.

15h-15h30 | Trilha: Experiência do Consumidor | Tema: Experiência é o novo produto

Na retomada da trilha "Experiência do Consumidor", Juliana Alves, CEO da Kube Arquitetura, apresentará como a experiência passou a ser o grande ponto de atenção e deve ser tratada como prioridade. Pensar em uma jornada de excelência para o cliente é sinônimo de fidelização, melhora de imagem e, consequentemente, mais consumo. Focar no consumidor, criando uma trajetória consistente, humanizada e adaptada, convertendo seu ponto em um ambiente que gere a sensação de pertencimento pode ser a estratégia necessária para o próximo passo do seu negócio.

15h45-16h45 | Trilha: Retail Media | Tema: Do zero ao topo: como transformar seu supermercado em uma plataforma de mídia

Avançando na tarde do terceiro dia, a trilha "Retail Media" chegará com um bate-papo sobre como os supermercados podem, e devem, monetizar seus dados e espaços físicos, criando novos ativos e se transformando em uma potente plataforma de mídia. Douglas Pombo, fundador da Inviron, Lucas Cunha, da Kantar Ibope Media, e Ronan Moura, CEO da Woooh, trarão cases reais, além de dicas e estratégias para converter seu PDV em um canal de comunicação gerador de receita e de fortalecimento de relações com a indústria e demais parceiros.

17h-17h45 | Trilha: IA Aplicada ao Varejo | Tema: O Sucesso democratizado pela inteligência artificial: como usar a IA para escalar o seu negócio mesmo sem ser uma grande empresa

No fim da tarde, na trilha "IA Aplicada ao Varejo", Joaquim Thiago, CEO e founder da Xamã AI, mostrará como a inteligência artificial pode ser uma ferramenta acessível para transformar negócios, através de automações, personalizações, dentre outras iniciativas.

18h-18h45 | Tema: Como mudar as coisas difíceis de serem mudadas - inovação num banco centenário

E encerrando o dia, um encontro sobre um tema delicado. Mudanças podem ser difíceis de serem implementadas e é preciso estudo e iniciativa, ainda que com cautela. Para tratar da questão, levantar pontos necessários e provocar o questionamento em todos os presentes sobre a coragem para mudar o que se precisa, executivos do setor bancário farão uma roda de conversa sobre o tema. Renan Martino, diretor de estratégia, canais, dados e inovação, Tibério Zortea, diretor de transformação digital, Rodrigo Salgado, gerente nacional de inovação, e Humberto Júnior, líder de projetos, falarão sobre gestão da mudança, cultura organizacional e liderança, em um painel para inspirar o varejo a também seguir o caminho de reinvenção constante.

Transformações organizacionais e experiência do consumidor: resumo do Dia 3

Com foco em comportamento, inovação e estratégia, o terceiro dia do Conecta Varejo foi um convite à ação. O evento reforça a missão da ASSERJ de preparar o setor supermercadista fluminense para as demandas do consumidor do futuro.

Com um terceiro dia tomado por debates que focam no relacionamento com o cliente, sua jornada de compra, e nas necessárias análises internas e transformações de cultura, o Conecta Varejo reforça que seu tema não é uma frase de efeito e que o varejo supermercadista é um organismo em constante transformação. No último dia, esses temas seguirão sendo abordados e outros virão à tona, sempre orientados para o mesmo objetivo, ajudar você, supermercadista e suas equipes, a ser cada vez mais competitivo.

Acompanhe a cobertura completa e novidades aqui no site da ASSERJ.

Se você ainda não se inscreveu, a hora é essa. Associados ASSERJ têm acesso gratuito, fale com a SAA.

Se quiser saber mais sobre a programação do 1º dia do Conecta Varejo, clique aqui.

Se quiser saber mais sobre a programação do 2º dia do Conecta Varejo, clique aqui.