Alvorada-Equipe-1-scaled.jpeg

Associado convida, ASSERJ visita! Grupo Supermarket Alvorada abre sua sede e revela novidades

22/08/2025 • Última actualización 3 Meses

Associados em foco
Alvorada-Equipe-1-scaled.jpeg

A pequena porta de vidro esfumaçado, o movimento constante de pessoas e os espaços em obra podem ludibriar os olhos mais desatentos, que passam pela Rua Doutor Eugênio Borges, no Arsenal, em São Gonçalo. Mas para os curiosos que buscam inovações e resultados expressivos do varejo supermercadista fluminense, esse local é um celeiro de oportunidades: a sede do Grupo Alvorada, associado da rede Supermarket. A ASSERJ foi convidada pelas lideranças do Alvorada na última quinta-feira, 21 de agosto, para uma tarde de imersão na cultura do grupo, conversas sobre os mais variados temas, do chão de loja às tecnologias mais modernas, e para uma constatação evidente: o avanço é intenso, constante e promete voos muito altos.

O encontro, marcado pela calorosa recepção da equipe, com direito a coffee break, bate-papos diretos, esclarecedores e pela oportunidade de conhecer de perto a estrutura e a operação de suporte de um dos maiores grupos associados do Supermarket, e do varejo supermercadista do estado do Rio de Janeiro, foi mais do que proveitoso. O resultado disso você irá conferir ao longo dos próximos dias (e meses) aqui no site da ASSERJ e nas próximas edições da revista Super Negócios. Porém, para aguçar a curiosidade, fizemos um resumo do que está por vir após essas conversas, que reforçaram o compromisso do grupo com a eficiência, modernização e proximidade dos clientes, pilares que sustentam o crescimento contínuo.

Falando em crescimento... "Hoje temos 33 lojas do Grupo Alvorada em funcionamento e mais duas lojas com expectativa de serem inauguradas até o final do ano", revelou Gustavo Bonifácio, sócio-diretor do Alvorada.

Ampliação da sede: um centro de referência

Durante a visita institucional da ASSERJ, o superintendente do Grupo Alvorada, Thiago Mattos, reservou um espaço na agenda para um passeio rápido pelo prédio de quase 3.000 m². Ainda em obras, por conta do foco do grupo nas entregas durante o Aniversário Supermarket, o local se transformará em um verdadeiro centro de comando do Alvorada. Contando com cerca de 200 colaboradores, o escritório terá espaço para todos os setores, auditório para mais de uma centena de pessoas, sala de controle de segurança de todas as lojas do grupo, salas de reuniões, espaço para treinamento de funcionários e até uma sala de audiências.

Visão de todas as oportunidades: o novo foco B2B

Gustavo Bonifácio Alvorada 2

As ambições de crescimento do grupo, levaram o Alvorada a analisar o mercado de forma ampla, observando oportunidades antes não exploradas. Uma delas é o novo serviço oferecido de atendimento direto à CNPJ's. A entrada no B2B nasceu de muita análise, estudo e mapeamento do setor: "Eu me cadastro em grupos de recebimento de ofertas e percebi esse movimento de alguns segmentos trabalhando muito essa área. Estudamos como fazer e percebemos que poderíamos ganhar mercado com isso. Nossa ideia, além de preço competitivo é entregar um serviço diferenciado. Ainda estamos com a iniciativa em algumas lojas apenas, queremos expandir, qualificar e analisar resultados para entregar ainda mais", explicou Gustavo Bonifácio.

"Vendemos um serviço. Esse cliente B2B não é só um perfil de venda de atacado. Ele quer especificidade, atendimento exemplar, bom preço e qualidade excepcional, com velocidade de entrega. Temos pouco tempo com essa área, mas em seis meses saltamos 500% de faturamento", complementou Quitéria Martins, gerente de e-commerce.

Fiscalização remota: segurança em foco
Fiscal Remoto Alvorada

Em uma sala com acesso restrito e individualizado, permitido apenas por entrada via reconhecimento facial, funciona o espaço destinado ao controle operacional do Supermarket Alvorada (uma espécie de Centro de Operações da Prefeitura do Rio adaptado ao grupo). E não é qualquer tipo de segurança. Apostando na inovação e na tecnologia para segurança, gestão de perdas e até compliance, o Alvorada implementou um sistema de fiscalização remota. Na sala, operadores funcionam como fiscais de loja, monitorando todos os caixas das lojas que já contam com o sistema, autorizando cancelamentos e consultas, fiscalizando rotinas e, inclusive, com atenção a perdas ou falhas de cobranças, reduzindo eventuais prejuízos.

"O projeto piloto iniciou em novembro do ano passado com duas lojas. Em janeiro assinamos contratos para as 33 lojas. Hoje 27 já possuem o sistema da Nextop e até o fim de setembro implementaremos nas demais. Atualmente, atendemos 424 PDV's. A tecnologia funciona de duas formas. Temos o fiscal remoto, onde realizamos autorização de desconto de preço, consulta de preço, cancelamentos de cupom e de item. A outra é a que chamamos de Cash (Controle de Registro de Produtos). Também estamos gerando dados para medir a produtividade das operadoras, o que possibilitará futuras campanhas de premiação e novas oportunidades", descreveu Gilberto Machado, gerente de Prevenção de Perdas.

Ampliação de comunicação: tecnologia e estratégias

Rodrigo Fonseca Alvorada

Outro ponto que evidencia o desenvolvimento do grupo é a mente aberta e o olhar atento às evoluções da tecnologia. Inclusive, a percepção da necessidade de atualização sobre as tendências é tão grande, que o Alvorada envia, cerca de três vezes ao ano, um profissional para o país referência em avanço tecnológico: a China. O grande objetivo é aprender, descobrir e estudar formas de importar as novidades apresentadas no gigante asiático, como, por exemplo, a fibra de LED, que o grupo pretende usar para substituir as etiquetas de preços de papel.

"Estamos trazendo uma enxurrada de inovações do mercado para dentro das lojas do Grupo Alvorada", afirmou Rodrigo Fonseca, gerente de Marketing do Alvorada.

Ademais, a comunicação e marketing do Alvorada também tem outras cartas na manga, como o próprio aplicativo de webrádio, projetos para podcast com indústria e fornecedores e um canal do YouTube, tudo para viver cada vez mais perto do dia a dia do cliente.

Relacionamento hiperpersonalizado: avanço no e-commerce e atendimento no Whatsapp com IA desenvolvida por colaborador do grupo

Um case de paixão dentro do Alvorada. Assim podemos classificar a inteligência artificial desenvolvida por um colaborador do próprio grupo. Com um desenvolvedor de sistemas, criado nos corredores da empresa, o grupo desponta como uma possível liderança no segmento. Automação de processos internos, IA aplicada no dia a dia do grupo e também disponível ao consumidor. É o Alvorada levando ipsis litteris o alerta feito pela futurista Amy Webb na última edição do Rio Innovation Week, para não ser uma vítima da evolução tecnológica: "Vamos ser realistas: a maioria das empresas não estava preparada para a internet. Também não estavam preparadas para o mobile. E vejo isso acontecendo de novo com a IA".

Hiago Torres Alvorada

"Hoje temos o nosso próprio desenvolvedor, que fez esse sistema de venda com inteligência artificial funcionar muito bem. Esse desenvolvedor é uma prata da casa, que desenvolve várias retaguardas para a empresa. Aliás, estamos dando voos mais altos porque temos pessoas, como ele, que fazem acontecer", destacou Quitéria Martins.

Hiago Torres, desenvolvedor de sistemas do Alvorada, pontuou: "Eu comecei com uma oportunidade que não tinham nem noção de onde me encaixar. Surgiu quase como um experimento. Eu não tinha experiência no varejo, mas comecei a aprender o dia a dia e me aprimorei. Foi assim aqui no Alvorada. Começamos a desenvolver muita coisa depois, até o sistema de convênio com os colaboradores está automatizado. O que antes era um experimento, hoje é indispensável para o Alvorada. E hoje com a minha plataforma, ALLON, conseguimos vender no WhatsApp usando inteligência artificial".

Por falar em Rio Innovation Week, o grupo também segue forte uma tendência explorada no evento, a hiperpersonalização, como evidenciou Pedro Scripilliti em uma das palestras: "A personalização não é mais suficiente. O consumidor está mais exigente, mais imediatista e sobrecarregado de informação. A personalização virou uma commodity e o que se torna o diferencial do mercado é o que se pode trazer para melhorar sua conversão, sua venda ou seu produto. Quando falamos de junção de dados para hiperpersonalização estamos falando de todo o ecossistema da marca".

Quitéria Martins Alvorada

Essa hiperpersonalização pode ser exemplificada no atendimento com IA via WhatsApp. Se o cliente não concluiu uma compra, a ferramenta estuda a conversa, os dados disponíveis e retoma contato pouco tempo depois e de forma estratégica. Se um consumidor está em dúvida de qual produto ou a quantidade necessária para, por exemplo, realizar um churrasco para 30 pessoas, a plataforma analisa o estoque, a solicitação e fornece uma lista de itens, bastando ao usuário aprovar ou modificar.

Além disso, o e-commerce do Alvorada também avança a passos largos: "Estamos no e-commerce com 16 lojas, em parceria com uma plataforma terceirizada. E estamos chegando à oitava loja com o serviço de vendas pelo WhatsApp. É um reflexo da nossa busca incessante de agilidade para atendermos nossos clientes. Não vamos tirá-lo da plataforma que ele preferir, mas queremos trazê-lo para mais próximo do grupo, da marca. Quando falamos em e-commerce, temos um faturamento de quase R$ 4 milhões. Em faturamento e quantidade de lojas, somos o primeiro lugar entre os associados da rede Supermarket", afirmou a gerente de e-commerce do grupo.

CRM: conhecendo o máximo de cada cliente

Eder Gonçalves Alvorada 2

Por fim, mas não menos importante, o CRM do grupo. Com mais de 300 mil usuários, o Alvorada constrói uma base sólida de relacionamento, mas não se dá por satisfeito. A meta é chegar a mais de três quartos de clientes cadastrados identificados, como frisou Eder Gonçalves, analista de CRM: "Temos pouco mais de 300 mil clientes cadastrados e, desses, mais de 55% já tem cadastro no nosso aplicativo, com interações, conversando e vendo as possibilidades de ofertas. Além disso, captamos as informações segmentadas, por loja, por produtos, para conseguirmos trilhar caminhos mais assertivos de ações junto ao time comercial. Todos os dados são analisados e entregues aos departamentos necessários. Temos um percentual de crescimento de conversão de clientes, esse é o dado mais importante da casa, depois do faturamento. Nossa meta é chegarmos a 80% de clientes identificados no CRM".

Mais novidades

Alvorada Equipe 2

A visita foi tão proveitosa, que, evidentemente, fizemos apenas um resumo. Se você está curioso para saber cada detalhe de tudo o que foi apresentado pelo Supermarket Grupo Alvorada, fique atento ao site e redes da ASSERJ e às próximas edições da revista Super Negócios, que revelaremos tudo o que nos foi contado pelo grupo.

A ASSERJ reafirma o agradecimento à receptividade e parceria do grupo. Ações como essa fortalecem ainda mais o setor supermercadista fluminense, reforçando a transparência, a inovação e a união necessária para construir o futuro do nosso setor, nos baseando sempre em nossa missão: unir, servir e representar para fortalecer o setor, fomentar a cadeia produtiva e entregar a melhor experiência lá na ponta!

Entre em contato com a ASSERJ e faça o mesmo movimento você também, associado. Será um prazer visitar seus bastidores e divulgar suas ações em prol do setor. Quanto mais divulgarmos o que estamos fazendo, mas referência seremos para além do estado do Rio de Janeiro! Juntos somos mais fortes!