Conselho Diretor - Novembro.2025

ASSERJ debate temas estratégicos em última reunião do Conselho Diretor em 2025

26/11/2025 • Última actualización 9 Días

Por dentro da asserj
Conselho Diretor - Novembro.2025

A última reunião do Conselho Diretor da ASSERJ em 2025 foi realizada nesta quarta-feira, 26 de novembro, no Hotel Windsor Marapendi, na Barra da Tijuca. O encontro foi marcado por reflexões estratégicas sobre o momento atual do varejo supermercadista, um balanço do ano e projeções para 2026, dentre outros temas pertinentes.

190 Integrado

Um dos temas apresentados na reunião foi o Projeto 190 Integrado, da Polícia Militar (PM), apresentado pelo Tenente Rafael, responsável pela iniciativa, que busca aliar os sistemas de segurança eletrônica dos estabelecimentos com a central da PM, possibilitando, dentre diversas opções, o acionamento da PM em tempo real, sem necessidade de ligação para o 190 (nos casos de automação), e o aumento de segurança preventiva.

Renegociação de Dívidas do PROCON para Redes de Supermercados

Outro ponto levantado no encontro foi o novo projeto do PROCON de renegociação de dívidas para redes de supermercados. A ação visa reduzir eventuais pendências (como multas), por meio de descontos, incentivando a regularização das empresas e, consequentemente, ampliando a arrecadação do Estado, conforme explicado por Gutemberg Fonseca, secretário de Estado de Defesa do Consumidor.

Mudanças no PAT

Posteriormente, foram debatidos os reflexos da medida aprovada pelo Governo Federal com a modernização do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que atualizou o texto trazendo redução de custos operacionais, dentre outas alterações (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS). Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e da Associação das Américas de Supermercados (ALAS), enfatizou que o texto representa uma vitória para o setor, principalmente no que tange aos prazos de pagamentos: "Comemorem e tenham certeza que a ASSERJ seguirá acompanhando os próximos passos dessa medida e defendendo os interesses do nosso setor".

Acompanhamento Institucional

Mariani Ferri, responsável pelas Relações Institucionais da ASSERJ, apresentou as ações realizadas pela Associação em defesa do setor no último mês, destacando as medidas para manter a viabilidade operacional do setor supermercadista. Além disso, foram expostos detalhes de emendas e legislações complementares da Reforma Tributária que incidirão sobre o varejo abastecedor.

ASSERJ Experience – Sicoob

Instituição financeira com o maior número de estabelecimentos físicos de atendimento do país, o Sicoob apresentou os seus serviços para supermercadistas. Giovana Simonaci, diretora de Negócios da cooperativa Sul Litoral da empresa, conduziu a apresentação, destacando: "Tudo que é movimentado e gera resultado para o Sicoob, parte do resultado retorna para vocês. Só em 2024, foram quase R$ 40 bilhões em recursos com esse mecanismo. Um benefício médio de quase R$ 6 mil por associado".

"Tudo que bancos oferecem, nós também oferecemos", enfatizou Giovana Simonaci.

ASSERJ Experience – Dermacyd

Outra apresentação do ASSERJ Experience foi da Dermacyd, primeiro sabonete íntimo feminino e líder de mercado. Paulo Silveira, gerente regional da EMS Farmacêutica, apresentou detalhes do produto, frisando as estratégias da marca, como o investimento de R$ 15 milhões em mídia, para fortalecer a atuação em diversos canais, com foco no varejo supermercadista, e kits exclusivos, variáveis de acordo com critérios como ticket-médio, promoção e lançamentos, dentre outros.

"Além disso, temos várias ações de visibilidade em lojas. Por exemplo, no Prezunic de Vila Isabel, adesivamos todo o banheiro feminino durante o Carnaval. Então também fazemos investimento em lojas. Outro motivo para ter Dermacyd na loja de vocês, que ele é líder de mercado. Pensou em sabonete íntimo, pensou em Dermacyd", salientou Paulo Silveira, que também expôs detalhes da estratégia comercial para o varejo supermercadista, como atendimento, cadastro de novos kits e itens regulares, promotores em loja, ações de sell-out e ativações de Trade Marketing.

Dentre outras pautas relevantes do setor, o encontro teve um clima de confraternização, por ser o último do ano. Encerramos com a certeza de que estamos no caminho certo para a construção de um setor cada vez mais unido, forte e focado no consumidor!