
ASSERJ debate temas econômicos em Conselho Diretor

A reunião do Conselho Diretor da ASSERJ foi realizada nesta quinta-feira (31), no Hotel Windsor Marapendi, na Barra da Tijuca. O encontro foi marcado por reflexões estratégicas sobre o momento atual do varejo supermercadista e projeções para os próximos meses.
Abrindo os trabalhos, o presidente da entidade, Fábio Queiróz, compartilhou uma boa notícia: a deflação registrada nos supermercados nos últimos meses. “A queda nos preços de itens essenciais representa um alívio no orçamento das famílias e abre novas possibilidades de atração para o setor. Produtos mais baratos nas gôndolas aumentam o poder de compra do consumidor e, ao mesmo tempo, oferecem uma janela de oportunidade para renegociação com fornecedores”, destacou.
No entanto, Queiróz alertou para a importância da cautela e da gestão estratégica nesse momento. “Aproveitar esse cenário exige acompanhamento constante, análise de mercado e uma administração eficiente, antecipando fatores que possam reverter essa maré de baixa. O varejo precisa estar preparado para agir com rapidez, sem perder de vista a sustentabilidade financeira dos negócios.”
Sacolas plásticas – Queiróz também compartilhou a visita recente de uma empresa de biotecnologia à sede da associação. A companhia apresentou um projeto inovador: sacolas plásticas produzidas a partir de algas marinhas. “Isso é muito legal, é evolução. Em algum momento, a gente vai passar da sacola com 51% de material renovável para 100%”, afirmou Queiróz, destacando o potencial transformador da iniciativa.
Ele também chamou atenção para a mudança de comportamento do consumidor. “Hoje, cerca de 50% dos clientes já levam sacolas retornáveis para as lojas”, disse.
Rio Innovation Week 2025 - Por fim, Fábio Queiróz ressaltou a importância dos associados participarem do Rio Innovation Week 2025, que acontece de 12 a 15 de agosto, o Armazém 3 do Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio. Ele afirmou que o evento será palco de uma verdadeira imersão no futuro do setor supermercadista com a realização do Conecta Varejo. "Convido todos os nossos associados a participarem dessa oportunidade única de aprender com grandes nomes, fechar negócios e ampliar conexões que podem transformar o presente e o futuro das empresas." E ainda afirmou que o presidente da ALAS, Jaime Alberto Cabal.
O presidente da ASSERJ destacou, ainda, que a diversidade do evento é sua maior força. "Trazemos desde grandes nomes do esporte, como Sebastian Vettel e Rebeca Andrade, até referências em tecnologia e inovação, como Peter Diamandis, fundador da Singularity University, além de ativistas reconhecidos mundialmente”, completou.
ASSERJ Experience – Bauducco aposta em portfólio jovem e novos sabores para o Natal 2025
Ao som de violino, a Bauducco apresentou as novidades de seu portfólio para o Natal deste ano durante o ASSERJ Experience, com destaque para a linha de Chocotones, que tem conquistado cada vez mais espaço e protagonismo nas vendas da marca. “As cestas deste ano vêm com efeitos natalinos, e estamos reforçando essa comunicação nas próprias embalagens. É um trabalho de branding que começa antes mesmo de o consumidor abrir o presente”, explica Cássia Menezes, responsável pelo trade marketing geral da empresa.
A executiva revelou aos associados que o Chocotone já ultrapassou o panetone tradicional em volume. “É com essa linha que falamos com um target mais jovem. É onde experimentamos sabores como doce de leite, chocolate branco, avelã... Um portfólio que cresce ano após ano. Hoje, já representa três vezes o volume de panetone.”
Entre os lançamentos, dois produtos chamam atenção: o Chocotone Dentadura, em parceria com a Netflix, e o Chocotone Pistache. “O pistache é uma tendência que se mantém forte há pelo menos três anos. A aceitação tem sido excelente, e decidimos apostar também nesse sabor para o Chocotone. Já o Chocotone Dentadura traz um toque divertido e inovador ao portfólio. Estamos empolgados com o desempenho desses produtos”, conta Cássia.
Outros destaques incluem o retorno do Chocotone Pandora, que ficou de fora da linha no ano passado, e o reforço das opções em embalagens menores. “A linha mini vem com força total, incluindo o mini Dentadura, o mini M&M’s e os tradicionais em flowpack, que são voltados para alguns clientes específicos.”
Agradecemos a presença dos associados e mantemos nosso compromisso de, juntos, desenvolvermos nosso setor!
Notícias relacionadas
-
Por dentro da asserj
-
Por dentro da asserj
ASSERJ debate temas estratégicos em última reunião do Conselho Diretor em 2025
-
Por dentro da asserj
Escola ASSERJ reforça boas práticas e biossegurança em curso para manipuladores de alimentos
-
Por dentro da asserj
Fábio Queiróz fala sobre isenção do IRPF ao Estadão

