Envelhecimento da população. O seu negócio está preparado para este novo cenário?
Palestras sobre a expansão da economia prateada, transformação demográfica, aumento da expectativa de vida com uso de IA chamam atenção para novos cenários e oportunidades de faturar
A palestra “A Era da Transformação Demográfica”, de Fernando Gibotti, CEO e fundador da Bnex, empresa de consultoria de dados de consumo, provocou uma grande reflexão que poderá mudar o rumo dos negócios no varejo.
O envelhecimento da população, redução do número de nascimentos e o aumento de animais de estimação nos lares certamente provocarão mudanças no varejo supermercadistas. “É preciso lembrar que idosos comem menos do que jovens e adultos, por exemplo”, alertou o especialista. Por isso ele defende: “Saber utilizar os dados demográficos para a estratégia do seu negócio pode permitir um oceano de oportunidades, desde o aumento considerável das vendas até o mapeamento de novos nichos de consumidores”, afirmou.
Ele explica, com base nas pesquisas da Bnex, que “antes havia queda de 8% dos nascimentos. A partir de 2018, esta tendência é muito maior. Projetamos para os próximos anos uma queda de 10%”, alertou, chamando atenção para o papel da mulher dentro da família com mais de 50% dos lares brasileiros chefiados por mulheres.
Por outro lado, gerando muitas oportunidades para os supermercados, “o número de pets por domicílio tem aumentado significativamente com mais de dois por residência. Na década de 90, os animais eram tratados como bichos. A partir de 2000 e 2010, passamos a tratá-los como animais de estimação. Ele entra em casa, passa a ter uma caminha e come ração. Hoje consideram-se pets como filhos, que estou disposto a gastar muito”, ressalta.
Esses e outros dados, bem como conteúdos sobre economia prateada você vai ler na edição de agosto da Revista Super Negócios, que trará a cobertura completa do Conecta Varejo | Rio Innovation Week.