25 out 2020

Conheça um pouco da história e descubra receitas para comemorar o “Dia do Macarrão”

Hoje, 25 de outubro é comemorado o “Dia Mundial do Macarrão”, a data foi instaurada em 1995, na Itália, durante o 1° Congresso Mundial da Pasta. Já no Brasil, a data teve sua primeira comemoração em 2014.

Uma curiosidade sobre esse alimento tão popular no mundo todo, é que os primeiros relatos sobre ele revelam que sua origem é oriental, podendo ter sido criado na China, e não na Itália como muitos acreditam. O país europeu no entanto, foi responsável pela difusão do macarrão no mundo. A nível global, o Brasil é o 3° país que mais produz o alimento, de acordo com a pesquisa desenvolvida pela Organização Mundial de Pasta (IPO), ficando atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos.

O macarrão chegou ao Brasil com a Família Real, mas a sua popularização se deu a partir da chegada de imigrantes italianos. De fato, o macarrão é um queridinho dos brasileiros e é possível comprovar isso com os dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), que foi responsável por revelar que o alimento está presente em mais de 99% dos lares em nosso país. Em relação ao consumo, o brasileiro consome em média 6kg da massa por ano, quantidade bem inferior a da Itália, onde o consumo por pessoa pode chegar a 25kg anualmente.

A nutricionista da ASSERJ Bianca Costa chama atenção para a necessidade de haver equilíbrio e moderação na hora de montar o prato com a famosa massa. “A frequência de consumo e os molhos ou acompanhamentos adicionados influenciam de forma negativa ou positiva no perfil calórico da preparação. Afinal, se consumido em excesso com adição de molhos extremamente calóricos como molho à carbonara, por exemplo, mesmo o macarrão integral tornará o prato mais calórico” – ressalta.

Confira abaixo opções de receitas para todos os gostos e comemore o “Dia do Macarrão” de forma deliciosa.

 

 

Deixe uma resposta