Descubra como o QR Code pode revolucionar seu supermercado
Os códigos de barras, usados no comércio desde os anos 1970, dão agora lugar a uma solução mais moderna e eficaz: o QR Code de nova geração. Estes novos códigos não só melhoram a experiência do consumidor, como também reduzem o desperdício em até 50%, com impacto direto na gestão e no consumo de produtos.
O Quick Response Code (código de resposta rápida) ou QR Code é uma versão bidimensional (2D) do código de barras capaz de transmitir uma grande variedade de informações por meio de um scanner.
Enquanto os códigos de barras armazenam apenas dados básicos, os QR Codes disponibilizam:
→ Detalhes do produto
→ Prazos de validade
→ Informações nutricionais
→ Dados de fabricação
→ Instruções de reciclagem
Esta funcionalidade elimina a dependência de bases de dados externos, melhora a rastreabilidade, o controle de inventários e promove uma cadeia de abastecimento mais sustentável.
As vantagens do uso do QR Code são inúmeras, com destaque para gestão eficiente do estoque (oferece informações detalhadas em tempo real, reduzindo o risco de excesso de produtos ou itens vencidos); recolhimento de itens com defeito rapidamente; redução no desperdício de embalagens; e sustentabilidade no ciclo de vida do produto (o QR Code pode incluir instruções detalhadas de reciclagem, incentivando os consumidores a descartarem os produtos corretamente, promovendo a economia circular).
Associado é pioneiro na utilização
O Grupo Carrefour Brasil, a maior rede varejista do país, está liderando essa evolução com a implementação do QRCode em produtos de marca própria.
Com a adoção dessa tecnologia avançada, o Grupo foi além da simples consulta de preços: o código de barras 2D permite que sejam acessadas informações mais detalhadas sobre cada item, oferecendo uma nova maneira de conectar consumidores e produtos.
“A introdução do código 2D em produtos de marca própria do Grupo Carrefour Brasil representa um salto tecnológico que oferece vantagens tanto para o consumidor quanto para a operação de cada unidade, ajudando a empresa a se manter competitiva e conectada com as tendências de inovação”, afirma Fernando Merlin, gerente Nacional de Qualidade e Segurança Alimentar do Grupo Carrefour Brasil.
“Com o novo QR Code, não apenas garantimos a identificação dos produtos, mas, em um futuro próximo, também poderemos trazer informações adicionais, como lote e data de vencimento. Essas inovações vão nos ajudar a implementar processos para melhorarmos o FEFO*e a reduzir quebras em nossas unidades. É um passo importante para a transparência e eficiência da cadeia de abastecimento, reforçando nosso compromisso com a inovação e a qualidade”, revela.
Em reconhecimento a esse projeto inovador, o Grupo foi consagrado com o Prêmio Automação, organizado pela GS1 Brasil, empresa de soluções tecnológicas, no fim do ano passado.
E, você, já pensou em implantar essa tecnologia no seu supermercado?
(*) FEFO é a sigla para “First Expire, First Out”, que em português significa “primeiro a vencer, primeiro a sair”. É um método de gestão de estoque que prioriza a venda ou uso de produtos com data de validade mais próxima.