06 set 2019

CONECTA 2019: Desafios do franchising no contexto atual

O Presidente e Fundador da Praxis Business, Adir Ribeiro, com 25 anos de mercado e especialista em Gestão Estratégica do Franchising falou ao público do Conecta sobre os desafios das franquias no Brasil no Fashion Stage, durante o segundo dia de Conecta. “Não são as startups que estão mudando a forma de consumo, mas sim o consumidores que mudaram a forma de venda. Nós vivemos na “geração microondas” que quer tudo para hoje e agora”, falou

Ele trouxe um dado sobre a penetração do e-commerce no Brasil que é de apenas 6%, de acordo com o relatório da Brazil Digital Report – 1ª edição, divulgado em abril deste ano. “Não é sobre o físico ou digital. É sobre atender aos desejos dos clientes da melhor maneira possível, independente do que se faça”, disse Adir.

O especialista em franchising também falou sobre a liberdade que é necessária para criar, e sobre o padrão que não faz sentido sem objetivo. “As pessoas não querem mais ser colonizadas. As franquias precisam entender como dar a liberdade com responsabilidade, para tratar os franqueados como reais colaboradores”.

Adir apresentou os três papeis do franqueado de sucesso, que seriam:

– Finanças: parte que envolve a gestão financeira, resultados, planejamento do negócio, controle de gastos e perdas, ponto de equilíbrio, fluxo de caixa, entre outros.

– Pessoas: com a gestão do capital humano, fundamentos da liderança, recrutamento e seleção, integração de novos funcionários, treinamento e desenvolvimento, motivação e comunicação, entre outros.

– Vendas: parte que corresponde a gestão comercial, indicadores de performance, cadastro e fidelização de clientes, pós-vendas, produtividade e resultado, compras, entre outros.

E para para excelência em Redes de Franquias ele lista algumas dicas:

– Atualização constante do modelo de negócios;

– Cultura & Propósito;

– Capacitação constante;

– Desenvolvimento das “Soft Skills”, como criatividade, resiliência, empatia, liderança, entre outros;

– Papel das partes (protagonismo);

– Comportamento empreendedor do franqueado e de sua equipe.

Deixe uma resposta