Conecta Varejo CNC abre programação com palestras de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, e Dan Cockerell, ex-vice-presidente da Disney

O primeiro dia do Conecta Varejo CNC, evento do setor que acontece dentro da Rio Innovation Week, reuniu uma plateia de mais de 1 mil pessoas que assistiu à palestra “Os Segredos da Disney”, de Dan Cockerell, ex-vice-presidente de uma das maiores empresas de entretenimento do mundo.  O palestrante, que começou sua carreira no estacionamento do parque na França, passou por diversas funções até se tornar um dos principais executivos da Disney, onde liderou mais de 12 mil pessoas e recebeu mais de 20 milhões de convidados por ano. Depois de quase 30 anos no grupo, Cockerell passou a percorrer o mundo como consultor e já falou para mais de 500 empresas de cinco continentes.

O outro grande momento do dia foi a palestra do vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, que aconteceu na Plenária da Rio Innovation Week com transmissão simultânea para o público do Conecta. Líder de uma das maiores bandas de rock do mundo e empresário de sucesso – com negócios que vão desde uma empresa de manutenção de aeronaves até sua própria marca de cerveja -, Bruce compartilhou sua visão estratégica sobre negócios, e trouxe insights e tendências sobre empreendedorismo que compartilhou com uma plateia lotada.

“O caminho para empreender passa pela automotivação constante. Quando me perguntam sobre o que me dá mais prazer em realizar, se é tocar com a banda ou voar em um 747, eu costumo responder que é aquilo que, de alguma forma, mais leva felicidade às pessoas e as tornam melhores: a música. Então, é o que me estimula a seguir”, comentou sobre suas inúmeras atividades.

Bruce também falou sobre como a indústria da música evoluiu nos últimos tempos, e como os as transformações digitais influenciaram no modo como os músicos profissionais passaram a gerir suas carreiras, utilizando o streaming e as plataformas digitais para os lançamentos.

Um dos idealizadores do RIW, Fábio Queiróz disse que a palestra do vocalista do Iron Maiden foi um verdadeiro show. “Ele mostrou que sempre podemos ir além, não precisamos ficar presos em uma caixinha só. Isso é fundamental para quem pensa e respira inovação”, afirmou.

Bruce, que exibiu no palco uma camisa da seleção brasileira com a logomarca do Iron Maiden, presente da produção do RIW, recebeu ainda, uma lembrança especial do Fábio Queiróz: uma camisa do Flamengo com o nome de Bruce Dickinson gravado. “Ele disse que agora também é flamenguista”, comentou Fábio, que, além de ser um dos sócios da Rio Innovation Week também é presidente da ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro) e, recentemente, foi eleito vice-presidente da ALAS (Associação dos Supermercados das Américas).

“Antigamente o conhecimento era especializado. Hoje, vivemos uma era de múltiplos saberes, em que precisamos estar constantemente nos atualizando. A palestra do Bruce foi um exemplo para todos nós “, comentou.

Sonhos não envelhecem

Dan Cockerell fez uma palestra inspiracional, que cativou o público com sua trajetória e as lições que tirou de sua experiência na Disney. Formado em Ciências Políticas, foi para a França trabalhar no estacionamento do parque francês, onde ficou por cinco anos e conheceu sua esposa Valerie. A cada ano, passava por um setor diferente: venda de ingressos, alimentos e bebidas, recursos humanos. “Sempre dizia sim para as oportunidades, e todo ano estava trabalhando com algo diferente. Até que, oito anos depois, resolvi voltar para a faculdade para fazer o mestrado em negócios”, contou.

Segundo Dan, foi um período difícil, até voltar para a Disney como executivo nos EUA, onde comandou uma equipe de 12 mil funcionários no parque que recebia 20 milhões de visitantes por ano. “Abram suas mentes! Não importa com que idade estejam agora, sempre procurem aprender coisas que vocês não sabiam absolutamente nada. Eu já passei por diversos constrangimentos me colocando em situações em não sabia nada, mas sempre aprendi algo novo. Digam sim, e não tenham medo de aprender coisas novas”, aconselhou.

E foi com este espírito, que Dan e sua esposa Valerie decidiram dar um novo rumo às suas vidas depois que se viram sós, com os filhos adultos já fora de casa. “Ficamos ela, eu e o cachorro. Assim, nos olhamos e perguntamos se iríamos continuar na Disney até o fim ou morrer. Foi assim, que depois, de 1 ano, deixei a companhia e abrimos nossa própria empresa. Hoje, rodamos o mundo, fazendo palestras e ministrando cursos. Estar aqui hoje, no Brasil, nesta terça-feira, é a realização de um sonho. Foi algo que escolhemos fazer. Você cria sua própria sorte e faz suas oportunidades”, afirmou.

Ao todo, o Conecta Varejo CNC, em sua quarta edição, vai reunir mais de 60 palestrantes até sexta-feira, dia 11, no Armazém 3 do Píer Mauá, em dois palcos temáticos: Conecta e Varejo. Além das apresentações acontecem negociações entre expositores, investidores e visitantes, tendo sempre como foco a transformação digital do varejo com a presença de supermercadistas, varejistas, investidores, executivos, empreendedores, representantes governamentais e instituições de pesquisa.

Entre os patrocinadores e expositores estão a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Sesc e Senac, Spid Cencosud, Ticket, Grupo Focus, Dito, Telco Manager, Solar Grid e Kubikz.

 

Por Publicado em: 9 de novembro de 20220 Comentários